A Teologia na árvore das áreas de conhecimento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

César Andrade Alves

Resumo

O advento da Ciência moderna e seu método expôs o método teológico a novas exigências. O objetivo do artigo é justificar metodologicamente a presença da Teologia entre as disciplinas científicas. A metodologia é a da pesquisa bibliográfica. O artigo evidencia os elementos em comum entre o método científico e o teológico e suas peculiaridades, com ênfase nas premissas de ambos. Essa abordagem é inédita na literatura metodológica. Isso permite, por um lado, evidenciar os elementos em comum. Primeiro, o ato de fé. Em Ciência faz-se um ato de fé naquelas premissas do método, pois para elas não há demonstração cabal, nem estão elas abertas à falseabilidade. Tal abordagem é também inédita. São evidenciadas oito dessas premissas do método científico. Uma das premissas é a da natureza pura, cuja origem é examinada. Essa premissa é pela primeira vez trazida à reflexão sistemática sobre o método científico. Segundo, o seguimento da sequência de cinco passos metodológicos. Por outro lado, o artigo evidencia os elementos distintivos entre os dois métodos. A adesão a uma confissão religiosa é a principal diferença epistemológica entre a Teologia e a Ciência, em particular as Ciências da Religião. Para essas isso traz consequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALVES, C. A. A Teologia na árvore das áreas de conhecimento. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1091, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

César Andrade Alves, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Teologia pela Pontifícia Università Gregoriana. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, em Belo Horizonte.