O motivo dos três caminhos em um desenho devocional popular luterano e suíço de 1800: uma leitura warburgiana
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Resumo
Este artigo propõe a leitura de representações da cultura visual religiosa com fins devocionais a partir dos conceitos do Nachleben e dos Pathosformeln de Aby Warburg. O objeto de pesquisa é um desenho suíço com os motivos dos três caminhos e com o título “Estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Depois de uma reflexão sobre a tradução e compreensão subjacente de Nachleben, aplica-se o conceito tanto às narrativas visuais (Crucifixo, Levante de Serpente, Nova Jerusalém, cidade da Vaidade, Paraíso, Boca do Inferno, dois (três) caminhos) como textuais e metafóricas (citações de textos bíblicos e hinos). Conclui-se que se pode falar de um Nachleben no sentido duplo – tanto de metáforas bíblicas (ou da Antiguidade) transformadas em imagens como de ênfases luteranas a partir da contribuição de Lucas Cranach, o Velho – e que o conceito de Pathosformeln articula bem o aspecto performativo e, ao mesmo tempo, educativo e apelativo do gênero da arte sagra devocional. Palavras-chave: Linguagens religiosas; cultura visual religiosa; Aby Warburg; Nachleben; Pathosformeln.
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