O motivo dos três caminhos em um desenho devocional popular luterano e suíço de 1800: uma leitura warburgiana

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helmut Renders

Resumo

Este artigo propõe a leitura de representações da cultura visual religiosa com fins devocionais a partir dos conceitos do Nachleben e dos Pathosformeln de Aby Warburg. O objeto de pesquisa é um desenho suíço com os motivos dos três caminhos e com o título “Estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Depois de uma reflexão sobre a tradução e compreensão subjacente de Nachleben, aplica-se o conceito tanto às narrativas visuais (Crucifixo, Levante de Serpente, Nova Jerusalém, cidade da Vaidade, Paraíso, Boca do Inferno, dois (três) caminhos) como textuais e metafóricas (citações de textos bíblicos e hinos). Conclui-se que se pode falar de um Nachleben no sentido duplo – tanto de metáforas bíblicas (ou da Antiguidade) transformadas em imagens como de ênfases luteranas a partir da contribuição de Lucas Cranach, o Velho – e que o conceito de Pathosformeln articula bem o aspecto performativo e, ao mesmo tempo, educativo e apelativo do gênero da arte sagra devocional. Palavras-chave: Linguagens religiosas; cultura visual religiosa; Aby Warburg; Nachleben; Pathosformeln.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RENDERS, H. O motivo dos três caminhos em um desenho devocional popular luterano e suíço de 1800: uma leitura warburgiana . HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 352, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp). Na Universidade é integrante da Comissão de Ética e da Comissão de Publicações. Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas.

Projeto FAPESP Regular: 2017-2019

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408

Repositório digital de textos: https://metodista.academia.edu/HelmutRenders