Dostoevsky – nihilism, art and Christianity

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Jimmy Sudário Cabral

Resumo

Neste artigo, a questão religiosa na obra de Dostoiévski será abordada levando em consideração dois diferentes aspectos. Em primeiro lugar, o contexto religioso da Ortodoxia russa, bem como o espaço ocupado pela tradição ortodoxa na intelligentsia russa durante o século XIX. É neste contexto que se encontra o pensamento de Vladimir Soloviev. Ele foi o responsável pela primeira leitura teológica das obras de Dostoiévski sob um ponto de vista da Ortodoxia e pela elaboração de um sofisticado entrelaçamento entre religião e estética. Em segundo lugar, há um esforço para deslocar o autor da tradição teológica da Ortodoxia e uma tentativa de posicionar o pensamento religioso de Dostoiévski no horizonte do Niilismo Moderno. O artigo argumenta que o niilismo possibilita o nascimento de um vocabulário religioso não condicionado pelos princípios teológicos tradicionais comumente vinculados ao universo estético e religioso de Dostoiévski. Assim, entendemos que é no horizonte do niilismo e não dentro dos quadros de uma religião tradicional que o cristianismo de Dostoiévski deve ser interpretado.

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Como Citar
CABRAL, J. S. Dostoevsky – nihilism, art and Christianity. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 237, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Jimmy Sudário Cabral, UFJF

Doutor em Teologia e Ciências da Religião pela PUC-Rio e Université de Strasbourg. Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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