Dostoevsky – nihilism, art and Christianity
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo, a questão religiosa na obra de Dostoiévski será abordada levando em consideração dois diferentes aspectos. Em primeiro lugar, o contexto religioso da Ortodoxia russa, bem como o espaço ocupado pela tradição ortodoxa na intelligentsia russa durante o século XIX. É neste contexto que se encontra o pensamento de Vladimir Soloviev. Ele foi o responsável pela primeira leitura teológica das obras de Dostoiévski sob um ponto de vista da Ortodoxia e pela elaboração de um sofisticado entrelaçamento entre religião e estética. Em segundo lugar, há um esforço para deslocar o autor da tradição teológica da Ortodoxia e uma tentativa de posicionar o pensamento religioso de Dostoiévski no horizonte do Niilismo Moderno. O artigo argumenta que o niilismo possibilita o nascimento de um vocabulário religioso não condicionado pelos princípios teológicos tradicionais comumente vinculados ao universo estético e religioso de Dostoiévski. Assim, entendemos que é no horizonte do niilismo e não dentro dos quadros de uma religião tradicional que o cristianismo de Dostoiévski deve ser interpretado.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BADIOU, Alain. Manifesto for Philosophy. New York: State University of New York Press, 1999.
BARGHO, Frederick C.; PISAREV, Dmitry I. A Representative of Russian Nihilism. The Review of Politics, Cambridge, v. 10, n. 2, p. 190-211, apr. 1948.
BERDIAEV, Nikolai. Dostoevsky. New York: Sheed & Ward Inc., 1934.
CLÉMENT, Olivier. Le visage intérieur. Paris: Stock, 1978.
DESSEILE, Placide. La spiritualité orthodoxe et la philocalie. Paris: Albin Michel, 1997.
ДОСТОЕВСКИЙ, Фёдор. Собрание сочинений в 15-ти томах. Том 9-10. Л., Наука, 1991.
DOSTOEVSKY, Fyodor. Notes from Underground. Oxford World’s Classics, 1999.
DOSTOEVSKY, Fyodor. The Brothers Karamazov. W. W. Norton & Company, 2011.
DOSTOEVSKY, Fyodor. Winter notes on summer impressions. Evanston: Northwestern University Press, 1988.
DOSTOEVSKY, Fyodor. Demons. New York: Vintage Classics, 1995.
DOSTOÏEVSKI, Fiodor. Correspondance. Paris: Bartillat, 2000.
FLOROVSKY, Georges. Theology and literature. Collected Works of Georges Florovsky, v. 11. Nordland Publishing Company, 1972.
KOSTALEVSKY, Marina. Dostoevsky and Soloviev: The Art of Integral Vision. New Haven: Yale University Press, 1997.
McREYNOLDS, Susan. Dostoevsky in Europe: the political as the spiritual. Partisan Review, New York, v. 69, n. 1, p. 93-101, 2002.
McREYNOLDS, Susan. Dostoevsky and Christianity. Dostoevsky Studies, Chicago, v.13, p. 143-214. 2009.
MIKHAILOVSKY, Nikolai. A Cruel Talent. Ann Arbor, Michigan: Ardis, 1978.
PATTISON, George; THOMPSON, Dianne O. Dostoevsky and the Christian Tradition. Cambridge University Press, 2001.
SOLOVIEV, Vladimir. The Heart of Reality. University of Notre Dame, 2003.
SUDÁRIO-CABRAL, Jimmy. Dostoevsky and Religious Aesthetics: apophaticism and nihilism. Teoliterária, São Paulo, v. 8, n. 16, p. 46-60, dez. 2018.
SUDÁRIO-CABRAL, Jimmy. The Gospel of Chernyshevsky: Nihilism, Art, and Religious Asceticism. Dostoevsky and World Culture (Philological journal), Moscow, v. 2, p. 242-269, 2019.
TOLSTOY, Liev. What I Believe: My Religion. Christchurch: The Free Age Press, 1902.
VENTURI, Franco. Roots of Revolution: A History of the Populist And Socialist Movements In Nineteenth Century Russia. New York: Alfred A Knopf, 1960.