A teoria da revelação divina: uma interlocução com a teologia de Torres Queiruga para comunicar Deus hoje

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Aguiar Nobre

Resumo

O contexto eclesial da atualidade com todos os seus desafios geopolíticos e eclesiológicos, reivindica, uma maior compreensão das teorias da religião para uma Igreja em Saída. A Igreja conduzida pelo Magistério de Francisco favorece a percepção genuína de Deus que Jesus veio revelar. A sua forma de evangelizar constitui uma rica oportunidade para se colocar em prática os ensinamentos puros do Ressuscitado. Indaga-se: quais meios mais eficientes hoje para uma maior acolhida da mensagem revelada? Entende-se que a teoria da revelação divina produzida pelo teólogo galego, em sintonia com espírito do Vaticano II, quando bem compreendida tem sempre uma grande oportunidade de evidenciar a genuína imagem de Deus na contemporaneidade e de conquistar uma visibilidade universal. A hipótese é de que a sensibilidade do ser humano hodierno não suporta uma fé que esteja desconectada da sua realidade onde não há mais um nexo entre a fé revelada e a sociedade. Os resultados esperados apontam que a teologia da revelação de Andrés Torres Queiruga constitui um ponto de interlocução e uma rica mediação para comunicar Deus hoje, de modo que a perspectiva de eficácia evangelizadora frente à eclesiologia de Francisco atinja uma práxis renovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NOBRE, J. A. A teoria da revelação divina: uma interlocução com a teologia de Torres Queiruga para comunicar Deus hoje. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 325, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, PUC-SP

Doutor em Teologia, na área de Teologia Sistemático-Pastoral, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Bacharel em Teologia, pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2007). Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Fé e Cultura (PUCRJ). Membro da Asociación Latinoamericana de Filosofia de lá Educación. É Integrante da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). Tem pesquisado sobre Revelação divina, Cristologia, Antropologia Teológica e Patrística. No campos das Políticas Públicas da Educação, tem pesquisado sobre Formação de Professores, Gestão Educacional e Financiamento da Educação. Compõe o quadro de Pareceristas da Editora Intersaberes. Atualmente está Pároco/reitor do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR.