Teologia negra: a fenomenologia do damné como caminho de humanização

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleusa Caldeira

Resumo

Com este texto busca-se contribuir com os Estudos da Religião a partir da reabilitação da tradição do pensamento negro crítico e, ao mesmo tempo, entabular um pensamento teológico antirracista e despatriarcalizado. Assume-se, pois, a crítica decolonial que coloca em relevo o racismo epistêmico e ontológico que segue invisibilizando e aniquilando uma porção considerável da humanidade. No marco do diálogo epistemológico Norte e Sul, segue-se a proposta de uma ontologia relacional da gratuidade propugnada pela teologia pós-moderna niilista latino-americana, para pensar o fim da violência intersubjetiva e a instauração da intersubjetividade, isto é, o estágio harmonioso do mútuo reconhecimento. Intui-se, entretanto, que não é possível pensar em ontologia relacional fora da fenomenologia dos damnés da terra (Fanon), isto é, sem a assunção da exterioridade da Modernidade. Sem considerar o colonialismo e a colonialidade como fraturas profundas na intersubjetividade parece difícil propugnar um futuro razoável para a humanidade e o planeta, pois seguiremos cúmplices da necropolítica e sua pulsão genocida que estrutura o capitalismo global (Mbembe). Deseja-se, assim, sinalizar um novo caminho para o pensamento teológico negro com ferramentas teóricas e conceituas atualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CALDEIRA, C. Teologia negra: a fenomenologia do damné como caminho de humanização. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 991, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Cleusa Caldeira, PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ -PUCPR

Pós-doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Bacharel em Teologia pelo Seminário Rev. Antonio de Godoy Sobrinho (2003), convalidou o diploma pela UNIFIL (2007), ambos em Londrina-Pr. Exerce o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e contribui pastoralmente na Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. Pesquisa atualmente sobre o acontecimento da redenção em contexto pós-moderno. Atuando também nos temas: Teologia Feminista; Hermenêutica Negra, Leitura popular da Bíblia; Teologia fundamental; teologia da libertação. É consultora da CENACORA (Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo), desde 2014. Membro da Soter ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), desde 2013.