“Sem religião” ou pluralismo religioso? Uma leitura introdutória

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Reinaldo Felipe Martins Filho
Clóvis Ecco

Resumo

Este artigo se insere na perspectiva das atuais discussões sobre os “sem religião”, uma categoria que tem despertado interesse de cientistas da religião, teólogos e estudiosos em geral – sobretudo para os que discutem as novas tendências das sociedades secularizadas, a relação entre religião e cultura e o individualismo. Esta é a primeira parte de um trabalho que se subdivide em três partes. Como alude o título, trata-se de uma leitura introdutória ao tema, com base nos dados do Censo de 2010 e em duas outras pesquisas por nós desenvolvidas entre 2015 e 2017. Sua metodologia de análise toma como pressuposto os dados obtidos pela pesquisa quantitativa, questionando-os, em seguida, à luz de uma interpretação mais profunda, que ultrapasse a mera leitura dos índices percentuais graças ao que foi obtido nas respostas qualitativas. Como resultados, questionamos a validade do conceito “sem religião” como tem sido comumente empregado, levantando pistas para a leitura do pluralismo religioso que lhe é subjacente. O artigo se completará com suas outras duas partes, que virão ao público oportunamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS FILHO, J. R. F.; ECCO, C. “Sem religião” ou pluralismo religioso? Uma leitura introdutória. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 305, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Filosofia e em Música, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Filosofia e em Teologia, com especialização em sociologia da religião. Professor no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Doutor e mestre em Ciências da Religião. Docente e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduado em Teologia e em Filosofia.