Identificação de vestígios de intolerância religiosa a partir da categoria de Rosto, de Emmanuel Levinas: estudo de caso em uma escola pública
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho buscou identificar traços de intolerância religiosa no espaço público escolar, com base na categoria de Rosto, extraída do pensamento de Emmanuel Levinas. Optou-se por uma pesquisa de campo, utilizando a metodologia investigação qualitativa de estudo de caso e como ferramenta de investigação a análise crítica do discurso, na corrente francesa, na visão de Dominique Maingueneau. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública que oferta exclusivamente ensino médio, situada na periferia do Município de Belo Horizonte. A escola está localizada em uma região com índice elevado de vulnerabilidade social, de acordo com a pesquisa realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o CRISP - UFMG que consolidou o índice de vulnerabilidade juvenil de Belo Horizonte (IVJ-BH/2015). O trabalho foi desenvolvido entre março de 2017 e fevereiro de 2019. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica para compreender o pensamento de Emmanuel Levinas, a questão da intolerância religiosa e a corrente francesa da análise crítica do discurso. Concomitantemente à revisão bibliográfica, realizaram-se trabalhos de observação e coleta de dados no campo delimitado previamente, mediante entrevistas informais e semiestruturadas e aplicação de questionário. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme registro CEP/CAAE: 91198918.6.0000.5137.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.