Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata conceitualmente do trabalho voluntário, juntamente com um breve histórico desta realidade no Brasil e, por fim, a motivações que estimula a ação voluntária. O terceiro capítulo procura associar o trabalho voluntário e realização espiritual. Para isto, desenvolve temáticas como: a solidariedade fundamentada em princípios éticos, o altruísmo, a empatia, a gratuidade e mais enfaticamente a atitude de amor a partir da dimensão espiritual, concluindo que o trabalho voluntário fundamentado no amor profundo tem o potencial de realizar a pessoa espiritualmente. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, utilizando a fenomenologia hermenêutica. E termina com as considerações finais, reforçando a ideia de que o trabalho voluntário é potencialmente realizador da pessoa em sua espiritualidade, pois, está direcionado para uma busca de sentido para a vida e também pode ser compreendido a partir da capacidade que o ser humano tem de sair do ensimesmamento e de olhar para além de si, em direção a um outro ou a uma causa, compreendendo nisso possibilidades da autotranscendência.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.