Fundamentalismos ortodoxos e democracia liberal: o bem comum na teologia de Aristotle Papanikolaou

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Graham McGeoch

Resumo

Notando que originalmente fundamentalismo é um termo técnico para descrever um certo tipo de protestantismo norte-americano, este artigo reconhece que fundamentalismo se aplica a grupos mais amplos (ainda que de forma técnica) para descrever vários grupos religiosos, e até sistemas econômicos e políticos. Este artigo propõe discutir a teologia política de Aristotle Papanikolaou, teólogo ortodoxo, no contexto da democracia liberal. Especificamente, o artigo foca na discussão do bem comum que Papanikolaou apresenta fundamentada no conceito de comunhão divina-humana. A teologia política de Aristotle Papanikolaou engaja com influentes teólogos da tradição ortodoxa tais como Máximos, o Confessor, e John Zizioulas. Deste modo, sua discussão do bem comum fundamenta-se numa tradição teológica que investiga os conceitos cristãos de amor e pessoa [personhood].

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Como Citar
MCGEOCH, G. Fundamentalismos ortodoxos e democracia liberal: o bem comum na teologia de Aristotle Papanikolaou. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 217, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Graham McGeoch, Faculdade Unida de Vitória

Graham Gerald McGeoch (PhD) é Professor de Teologia e Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vi´toria. PAís de Origem - Escócia.

 

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