Fundamentalismos ortodoxos e democracia liberal: o bem comum na teologia de Aristotle Papanikolaou
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Notando que originalmente fundamentalismo é um termo técnico para descrever um certo tipo de protestantismo norte-americano, este artigo reconhece que fundamentalismo se aplica a grupos mais amplos (ainda que de forma técnica) para descrever vários grupos religiosos, e até sistemas econômicos e políticos. Este artigo propõe discutir a teologia política de Aristotle Papanikolaou, teólogo ortodoxo, no contexto da democracia liberal. Especificamente, o artigo foca na discussão do bem comum que Papanikolaou apresenta fundamentada no conceito de comunhão divina-humana. A teologia política de Aristotle Papanikolaou engaja com influentes teólogos da tradição ortodoxa tais como Máximos, o Confessor, e John Zizioulas. Deste modo, sua discussão do bem comum fundamenta-se numa tradição teológica que investiga os conceitos cristãos de amor e pessoa [personhood].
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
ALFEYEV, Hilário. O Mistério da Fé: introdução à teologia dogmática ortodoxa. Petrópolis: Vozes, 2018.
ALI, Tariq. Confronto de Fundamentalismos: cruzadas, jihads e modernidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
APPBLEBY, R. Scott. Fundamentalists, Rigorists and Traditionalists In: Papanikolaou, Aristotle e Demacopoulos, George E. (eds). Fundamentalism or Tradition: Christianity after Secularism. Nova York: Fordham University Press, 2020, p. 165-179.
BOFF, Leonardo. A Trindade, a Sociedade e a Libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
BULGAKOV, Sergius. The Lamb of God. Grand Rapids: Erdmanns, 2008.
COAKLEY, Sarah. God, Sexuality and the Self: an essay ‘On the Trinity’. Cambridge: Cambridge University Press. 2013.
DELIKOSTANTIS, Kostantinos. Orthodoxy Facing the Modern Secular State. In: STOECKL, Kristina; GABRIEL, Ingeborg; PAPANIKOLAOU, Aristotle. Political Theologies in Orthodox Christianity: common challenges – divergent positions. Londres: T & T Clark, 2017, p. 243-251.
DEMACOPOULOS, George E.; PAPANIKOLAOU, Aristotle. Outrunning Constantine’s Shadow. In:
DEMACOPOULOS, George E.; PAPANIKOLAOU, Aristotle. Christianity, Democracy and the Shadow of Constantine. New York: Fordham University Press, 2017, p. 1-7.
GAVRILYUK, Paul L. Georges Florovsky and the Russian Religious Renaissance. Oxford: Oxford University Press, 2015.
GVOSDEV, Nikolas K. Emperors and Elections: reconciling the Orthodox Tradition with Modern Politics. Nova York: Troitsa Books, 2000.
KALAITZIDIS, Pantelis. Orthodoxy and Political Theology. Genebra: WCC Publications, 2012.
MAKRIDES, Vasilios N. Orthodox Christian Rigorism: attempting to delineate a multifaceted phenomenon. In: Interdisciplinary Journal for Religion and Transformation in Contemporary Society. Schöningh. v. 2, n. 2, 2016, p. 216–252.
MARSDEN, George. M. Fundamentalism and American Culture. Nova York: Oxford University Press, 1980.
MARTY, Martin E.. What is Fundamentalism: Theological Perspectives In Kung, Hans e Moltmann, Jurgen. Concilium Special. Londres: SCM Press, 1992, p. 1-11.
MAXIMUS, the Confessor. Four Hundred Texts on Love In: Palmer, G.E.H, Sherrard, Philip e Ware, Kalistos. The Philokalia: the complete text. Volume II. Londres: Faber, 1984, p. 52-113.
MILBANK, John. Theology and Social Theory: beyond secular reason. Londres: Blackwell, 2006.
MOLTMANN, Jürgen. A Igreja no Poder do Espírito: uma contribuição á eclesiologia messiânica. Santo André: Academia Cristã, 2013.
PALMER, G.E.H; SHERRARD, Philip; WARE, Kalistos. The Philokalia: the complete text. Volume II. Londres: Faber, 1984.
PAPANIKOLAOU, Aristotle. The Mystical as Political. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010.
SAID, Edward. Orientalism. Londres: Penguin, 2003.
SCHMEMANN, Alexander. The Historical Road of Eastern Orthodoxy. Nova York: Holt, Rinehart & Winston, 1963.
SINNER, Rudolf von. The Churches and Democracy in Brazil: towards a public theology focused on citizenship. Eugene: Wipf and Stock, 2012.
SOLOVIEV, Vladimir. The Justification of the Good. Chattanooga: Catholic Resources, 2015.
THE JERUSALEM BIBLE. London: Darton, Longman & Todd, 1966.
THE RUSSIAN ORTHODOX CHURCH’S Basic Teaching on Human Dignity, Freedom and Rights. Moscow: Moscow Patriarchate, 2008.
VOLF, Miroslav. A Public Faith: how followers of Christ should serve the common good. Grand Rapids: Brazos Press, 2011.
VOLF, Miroslav. After Our Likeness: The Church as the Image of the Trinity. Grand Rapids: Eerdmanns, 1997.
YANNARAS, Christos. Human Rights and the Orthodox Church. In: CLAPSIS, Emmanuel (org). The Orthodox Churches in a Pluralistic World. Genebra: WCC Publications, 2004, p. 83-89.
ZIZOULAS, John. Being as Communion. Nova York: St Vladimir’s Seminary Press, 1985.