Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã

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João Bartolomeu Rodrigues
Levi Fernandes da Silva
Elsa Morgado

Resumo

Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.

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Como Citar
RODRIGUES, J. B.; SILVA, L. F. DA; MORGADO, E. M. G. Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 58, p. 288, 30 abr. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

João Bartolomeu Rodrigues, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciado em Teologia pela UNiversidade Católica Portuguesa. Doutor em Educação. Mestre em Cultura Portuguesa. Investigador do CITCEM, Porto

Levi Fernandes da Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroEscola das Ciências Humanas e SociaisDepartamento de Letras, Artes e Comunicação Diretor da Revista Europeia de Estudos ArtísticosPresidente da PORTAS DA BILA – Associação Cívica e Cultural Investigador do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes

LEVI LEONIDO FERNANDES DA SILVA
Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos (European Review of Artistic Studies). Diretor I, II, III,
IV e V Festival Internacional de Teatro e Artes Preformativas. Diretor do I, II e III Congresso
Internacional de Artes e Comunicação. Diretor do I, II e III Simpósio Internacional de Investigação em
Arte. Associate‐Editor do Journal of Arts and Culture (Bioinfo Publications Journal of Arts and Culture –
INDIA). Membro da Editorial Board do International Journal of Art and Culture Technology (IJACT)
AUSTRÁLIA (Global Vision School Publication). Reviewer dos Cadernos de Educação, Tecnologia e
Sociedade – BRASIL. Formação Académica: Doutoramento em Educação (Didática das Expressões
Artísticas) pela Universidade de Salamanca – USAL (2006). Grado de Salamanca em Educação (2004).
Formação Pós‐graduada em Música, Texto y Representación pela USAL (2002). Licenciado em Educação
Musical pelo Instituto Piaget / Conservatório Regional e Música de Gaia (1998). Bacharelato em
Professores do 1.º CEB ‐ UTAD (1994). Desenvolveu estudos de Pós‐doutoramento em Estudos
Musicais (Universidade de Santiago de Compostela ‐2006‐07) no âmbito do projeto intitulado “Artes
em meio prisional – presente e futuro” e em Estudos Teatrais (Universidade de Coimbra ‐ 2009‐11) no
âmbito do projeto intitulado “Estado da Arte do Teatro em Portugal”. Professor da Escola de Ciências
Humanas e Sociais da UTAD. Investigador do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da
Artes da Universidade Católica Portuguesa. Produziu, compôs e dirigiu 52 obras artísticas (nacional e
internacional) na área das artes visuais, teatro, música e artes plásticas. Publicou entre artigos de
revista indexadas, comunicações em eventos científicos 102 investigações na especialidade. Publicou
10 livros e em outros 16 assumiu a coordenação, organização e edição. Orientou 144 trabalhos de
investigação (doutoramento, mestrado e iniciação científica). Participou em 227 júris académicos.
Orienta 28 Tese de Doutoramentos (Portugal, Espanha, Brasil e Angola). Tem desenvolvido uma
regular atividade investigativa no domínio da Artes e Educação com especial enfoque na criação /
direção artística e na orientação de trabalhos de investigação avançada (mestrado, doutoramento e
pós‐doutoramento).

Elsa Morgado, Universidade Católica Portuguesa, CEFH, Braga. Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Ciências da EDucação, pela universidade de TRás-os-Montes e Alto Douro. Investigadora de Pós-doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigadora da UNiversidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Braga.

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