Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Propomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BIANCHI, José João Pinhanços. A Educação e o Tempo - três ensaios sobre a História do Currículo Escolar. Piracicaba, São Paulo: Editora UNIMEP, 2001.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. S. Paulo: Edições Paulinas, 1993.
BLANCO, Rufino. Enciclopédia Pedagógica. tomo I, 2.ed. Madrid: Editorial Harnando, 1930.
CARDOSO, Lídia. Aleitamento materno: uma prática de educação para a saúde no âmbito da enfermagem obstétrica. Braga, 2006, 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
CASOTTI, Mario. Didattica. Brescia: La Scuola, 1924.
COHN, Jonas. Pedagogia fundamental. Buenos Aires: Editorial Losada S.A., 1944.
CRONBACH, Lee Joseph. Psicologia educative. México: Pax-Mexico, 1965.
DEWEY, J. La ciência de la educación. Buenos Aires: Editorial Losada S.A, 1957.
JAMES, William. Psicología pedagógica. Madrid: Daniel Jorro Editor, 1924.
LEONIDO, Levi.; RODRIGUES, João.; MORGADO, Elsa. Entre a parábola e o conto: Jesus um contador de histórias. Horizonte, Belo Horizonte, v.16, n. 51, p. 1415 – 1429, 2019.
LAUAND, Luiz Jean. Cultura e Educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LÓPEZ, Jesus. Catecumenado. In: FIORES, Stefano. NUEVO Diccionario de Espiritualidad. Madrid: Ediciones Paulinas, 1983.
GIL, Daniel Pérez.; MARTÍNEZ, Joaquim Torregrosa. Los Programas – guía de actividades: Una concreción del modelo construtivista da aprendizaje de las Ciências. Investigación en la Escuela, Sevilha, v. 3, p. 3-12, 1987.
MERCIER, Désiré-Joseph. Metafísica General u Ontoloía, III. Madrid: Nueva Biblioteca Filosófica, 1935.
MIRGUET, Victor. L'éducation de la jeunne fille contemporaine. Bruxelas: Rossel, 1910.
OVERBERG, Bernhard. Manuel de Pédagogie ou Guide de l'Instituteur. Liège: L. Grandmont-Donders, 1874.
PAIXÃO, Maria de Lourdes Ludovice. Educar para a cidadania. Lisboa: Lisboa Editora, 2000.
ROUSSEAU. Jean Jacques. Émilie ou De l´éducation. Paris : Difel, Difusão Editorial S. A. Editions Garnier Frères, 1979.
SAN AGUSTIN. La Cuidad de Dios, Introducción general. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1964.
SANVISENS, Alejandro. (coord.). Introducción a la pedagogía. Barcelona. Barcanova, 1984.
SPENCER, Herbert. Essays on Education. London: J. M. Dent/J. M. Dent Everyman Library, 1928.
WILDER, Amos Niven. Early christian rhetoric. The language of the gospel. London: Mac Millan, 1971.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Vol. II. Oxford: Basil Blackwell, 1963.