Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Luiz Correia Júnior

Resumo

O tema deste artigo é sobre o modus operandi de Jesus, a maneira como ele proclama a chegada o Reino de Deus, que consiste na restauração da saúde das pessoas em suas diversas enfermidades. Qual a sua fonte de energia para a missão? Onde ele foi buscar o poder para curar e até salvar pessoas da morte, restaurando-lhes a saúde? Em suma, onde ele encontrou forças para essa missão salvífica? O objetivo desta breve pesquisa consiste em demonstrar a íntima relação entre espiritualidade e saúde na prática messiânica de Jesus. A metodologia utilizada é a da exegese bíblica, a partir de Mc 1,32-39, na perspectiva de uma hermenêutica teológica atualizada, que leve a conclusões sobre a ação missionária salvífica de Jesus, pertinentes para a ação evangelizadora no tempo presente. Os resultados apontam para o fato de que a atividade messiânica de Jesus contém uma soteriologia que leva em conta a restauração da saúde física e mental. Não se trata de uma espiritualidade desencarnada das reais necessidades humanas, em suas fragilidades físicas e mentais. É, sem dúvida, uma prática comprometida com a instauração do Reino de Deus, que deve ser continuada pelos atuais discípulos e discípulas de Jesus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CORREIA JÚNIOR, J. L. Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 60, p. 1149, 31 dez. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

João Luiz Correia Júnior, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP

Pós-doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Doutor (1998) em Teologia (linha de pesquisa em Estudos Bíblicos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Mestre (1995) em Teologia (linha de pesquisa em Estudos Bíblicos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Professor Titular e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

ALTEMEYER JÚNIOR, Fernando. Ação da Igreja em favor da pessoa na sociedade nacional e internacional. In: SOUZA, Ney; SBARDELOTTI, Emerson (Orgs.). Puebla. Igreja na América Latina e no Caribe: opção pelos pobres, libertação e resistência. Petrópolis: Vozes, 2019.
BARBAGLIO, Giuseppe. Jesus, hebreu da Galileia. Pesquisa bíblica. São Paulo: Paulinas, 2011.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Gênero, mística e violência (três mulheres judias diante de Deus e da violência do Holocausto. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). No limiar do mistério: mística e religião. São Paulo: Paulinas, 2004.
CROSSAN, John Dominic. O nascimento do Cristianismo. O que aconteceu nos anos que se seguiram à execução de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2004.
DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA. São Paulo: Loyola; Paulus; Paulinas. Santo André: Academia Cristã, 2013.
E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS. Disponível em: < https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/verossimilhanca/>. Acesso em: 01 de ago de 2021.
FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos. In: FABRIS, Rinaldo; BARBAGLIO, Giuseppe. Os Evangelhos I. São Paulo: Loyola, 2014.
GNILKA, Joachim. El evangelio segun San Marcos. Vol. I: Mc 1,1 – 8,26. Salamanca: Sigueme, 1992.
HORSLEY, Richard A. Arqueologia, história e sociedade na Galileia. O contexto social de Jesus e dos Rabis. São Paulo: Paulus, 2000.
KONINGS, Johan. A Bíblia: sua origem e sua leitura. Petrópolis: Vozes, 2011.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Loyola; Paulinas, 2014.
MACKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1983.
MARTINS, Alexandre Andrade; MARTINI, Antonio. Teologia e Saúde. Compaixão e fé em meio à vulnerabilidade humana. São Paulo: Paulinas, 2012.
MYERS, Chad. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.
OTTO, Rudolf. O Sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal-EST; Petrópolis: Vozes, 2007.
PAPA FRANCISCO. Fratelli Tutti. Sobre a Fraternidade e a amizade social. São Leopoldo: Sinodal; Paulo: Paulinas, 2020.
SEGUNDO, Juan Luis. O Dogma que liberta. Fé, revelação e magistério dogmático. São Paulo: Paulinas, 1991.
THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.
VIDAL, Sénen. Jesus, o Galileu. São Paulo: Loyola, 2009.
VOIGT, Emilio. Contexto e surgimento do Movimento de Jesus: as razões do seguimento. São Paulo: Loyola, 2014.