Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O tema deste artigo é sobre o modus operandi de Jesus, a maneira como ele proclama a chegada o Reino de Deus, que consiste na restauração da saúde das pessoas em suas diversas enfermidades. Qual a sua fonte de energia para a missão? Onde ele foi buscar o poder para curar e até salvar pessoas da morte, restaurando-lhes a saúde? Em suma, onde ele encontrou forças para essa missão salvífica? O objetivo desta breve pesquisa consiste em demonstrar a íntima relação entre espiritualidade e saúde na prática messiânica de Jesus. A metodologia utilizada é a da exegese bíblica, a partir de Mc 1,32-39, na perspectiva de uma hermenêutica teológica atualizada, que leve a conclusões sobre a ação missionária salvífica de Jesus, pertinentes para a ação evangelizadora no tempo presente. Os resultados apontam para o fato de que a atividade messiânica de Jesus contém uma soteriologia que leva em conta a restauração da saúde física e mental. Não se trata de uma espiritualidade desencarnada das reais necessidades humanas, em suas fragilidades físicas e mentais. É, sem dúvida, uma prática comprometida com a instauração do Reino de Deus, que deve ser continuada pelos atuais discípulos e discípulas de Jesus.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BARBAGLIO, Giuseppe. Jesus, hebreu da Galileia. Pesquisa bíblica. São Paulo: Paulinas, 2011.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Gênero, mística e violência (três mulheres judias diante de Deus e da violência do Holocausto. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). No limiar do mistério: mística e religião. São Paulo: Paulinas, 2004.
CROSSAN, John Dominic. O nascimento do Cristianismo. O que aconteceu nos anos que se seguiram à execução de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2004.
DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA. São Paulo: Loyola; Paulus; Paulinas. Santo André: Academia Cristã, 2013.
E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS. Disponível em: < https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/verossimilhanca/>. Acesso em: 01 de ago de 2021.
FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos. In: FABRIS, Rinaldo; BARBAGLIO, Giuseppe. Os Evangelhos I. São Paulo: Loyola, 2014.
GNILKA, Joachim. El evangelio segun San Marcos. Vol. I: Mc 1,1 – 8,26. Salamanca: Sigueme, 1992.
HORSLEY, Richard A. Arqueologia, história e sociedade na Galileia. O contexto social de Jesus e dos Rabis. São Paulo: Paulus, 2000.
KONINGS, Johan. A Bíblia: sua origem e sua leitura. Petrópolis: Vozes, 2011.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Loyola; Paulinas, 2014.
MACKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1983.
MARTINS, Alexandre Andrade; MARTINI, Antonio. Teologia e Saúde. Compaixão e fé em meio à vulnerabilidade humana. São Paulo: Paulinas, 2012.
MYERS, Chad. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.
OTTO, Rudolf. O Sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal-EST; Petrópolis: Vozes, 2007.
PAPA FRANCISCO. Fratelli Tutti. Sobre a Fraternidade e a amizade social. São Leopoldo: Sinodal; Paulo: Paulinas, 2020.
SEGUNDO, Juan Luis. O Dogma que liberta. Fé, revelação e magistério dogmático. São Paulo: Paulinas, 1991.
THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.
VIDAL, Sénen. Jesus, o Galileu. São Paulo: Loyola, 2009.
VOIGT, Emilio. Contexto e surgimento do Movimento de Jesus: as razões do seguimento. São Paulo: Loyola, 2014.