Ministério diaconal: história e teologia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Luciano Rocha Pinto é professor e pesquisador, doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), com Pós-doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua na área de história política, poder pastoral no ocidente e perspectivas do espaço sagrado. Além de exercer o ministério diaconal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realizando pesquisa também sobre o Diaconato Permanente. Com o livro o autor apresenta o Ministério Diaconal na perspectiva histórica e teológica. Durante cerca de mil anos o diaconado foi vivido, no Ocidente, apenas como uma etapa para aqueles que se preparavam para o presbiterato. Com o advento do Concilio Vaticano II o ministério foi restaurado, sendo recolocado como parte integrante do corpo clerical da Igreja Latina. O diácono permanente é o servo da caridade, da liturgia e da palavra. No Brasil cresce o número de candidatos e ordenados, hoje a realidade nacional conta com quase 4 mil diáconos, segundo a Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil (CND). Assim, tal obra tem como o objetivo sinalizar os caminhos e apresentar algumas reflexões sobre o diaconado em sua formação histórica e identidade teológica. Para o autor o diácono emerge como ponte e mediação da esperança àqueles que agonizam no individualismo e no materialismo. E para compreender e bem viver este ministério abarcar sua teologia, a mistagogia, é fundamental e igualmente primaz conhecer o passado, para bem viver o presente.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.