A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Isabel Cristina Piccinelli Dissenha
Sérgio Barbosa Rodrigues

Resumo

A identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma disciplina que progressivamente assume um perfil de área de conhecimento. São apresentados três quadros que tratam da produção referente ao Ensino Religioso. Quadro 1 - Período de publicação; Quadro 2 - Editoras que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso; Quadro 3 - Autores e ou Co-Autores que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso. A presente reflexão indica outras frentes como por exemplo, empreender análise de conteúdo dos textos apresentados nestas publicações a fim de contribuir para a definitiva configuração identitária do Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso; Produção Científica; Livros; História do Ensino Religioso; Educação

Abstract

The identity of Religious Education as an area of knowledge might be historically proved by books produced to systematize the reflections, the research, the different studies related to legal and methodological aspects, content proposals, teachers' background and education, and issues related to the teaching and learning of this curricular component. This is the first report of research based on a qualitative approach, using analytic and historical methodology supported by printed documents in order to determine this identity for a discipline that progressively assumes a profile of an area of knowledge. We present three aspects related to the production of Religious Education. The first - Publishing period; the second - Publishing companies that have published books on Religious Education; the third - Authors and/or Co-authors that published books on Religious Education. This research has not been concluded yet, since it is necessary to analyze the content of the texts presented in these books, produced by different publishing companies, which will later become known.

Key words: Religious Education; Scientific Production; Books; History of Religious Education; Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JUNQUEIRA, S. R. A.; DISSENHA, I. C. P.; RODRIGUES, S. B. A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 8, n. 16, p. 136-152, 30 mar. 2010.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma/Itália), especialista em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG-BH) e Metodologia do Ensino Religioso (PUCSP), graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1990), graduação em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER-2000). Atuou como Professor do Programa de Mestrado em Educação da PUCPR (2000-2008). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Teologia da PUCPR (2009...) e Colaborador do Programa de Mestrado em Educação (2009...). Na graduação atuou como Professor do Curso de Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais e atua como Professor do Curso de Pedagogia (2000 ...) na área das Metodologias de História Geografia e Ensino Religioso. Foi Coordenador e Secretário do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), Consultor e Assessor de Secretaria de Educação e Instituições de Ensino da Educação Básica. Foi Pró-Reitor de Extensão e Comunitária da Universidade Católica de Brasília (1997-1999). Atualmente é professor da Faculdade Internacional de Curitiba na área de Educação a Distância no Curso de Especialização de Metodologia do Ensino Religioso. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino religioso, formação de professor, ciências da religião e educação confessional..

Isabel Cristina Piccinelli Dissenha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1988). Especialização em Psicopedagogia e Currículo e Prática Educativa. Mestranda em Teologia na PUC PR; objeto de pesquisa "produção de conhecimento do Ensino Religioso". Atualmente é professora de Ensino Religioso 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, supervisora da área de Ensino Religioso de Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental, no Colegio Medianeira.

Sérgio Barbosa Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação no Bacharelado em Teologia (2004) e especialização em Bioética (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Cursa Especialização de Ensino à Distância, e é mestrando no Programa de Pós Graduação em Teologia da PUCPR Atualmente é Professor do Bacharelado em Teologia, e tem experiência na área de Teologia, com ênfase em TEOLOGIA, ENSINO RELIGIOSO e BIOÉTICA .