O caminho da mistagogia: uma mística para os nossos tempos (The mystagogy way: a mystic for our time) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831
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Resumo
Nos primeiros séculos da Igreja nascente, encontramos uma experiência fontal vivida pela Igreja dos primórdios: a mistagogia. Neste período da história da Igreja, a pedagogia que inspira a orientação dos Padres da Igreja é a mistagogia, ou seja, a pedagogia do Mistério. Acreditamos que na experiência mistagógica, vivida na Igreja nos séculos III e IV, encontra-se uma fonte fecunda que pode ser paradigmática para as experiências religiosas contemporâneas. Convidamos o leitor a caminhar conosco pela compreensão de mistagogia própria dos primeiros séculos da trajetória cristã: a mistagogia. A mistagogia nos chega como uma pedagogia fontal, que pode ser paradigmática para um processo de abertura e diálogo com as novas subjetividades e intersubjetividades em construção. A mistagogia experimentada nos primeiros tempos do cristianismo torna-se um lugar teológico que dialoga com nossos tempos, um diálogo entre a teologia fontal, primeira, e a teologia hoje, reflexão segunda.
Palavras-chave: Mistagogia. Pedagogia da fé. Mística. Espiritualidade. Modernidade.
Abstract: In the first centuries of the early church, we find a fontal experience lived by the beginning of the Church : the mystagogy. At that time, for the church history, the pedagogy that inspires the priests of the church orientation is the mystagogy, that is, the pedagogy of the mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the church between III and IV centuries, and are found a fruitful source that can be paradigmatic for the contemporary religious experiences. We invite the reader to walk with us for the comprehension of the pedagogy characteristic of the first centuries of the Christian history: the mystagogy. The mystagogy comes as a fontal pedagogy that can be paradigmatic for an opening process and dialogues with the new subjectivities and intersubjectivities under construction. The mystagogy experienced in the years of the christianism becomes a theological place that dialogue with our time, a dialogue between the first fontal theology and the theology nowadays, second reflection From this dialogue, we will introduce some theological fundamentals that can help us to construct the grounds so that the mystagogical dynamics happens with people, groups, and comunities nowadays.
Key words: Mystagogy. Pedagogy of faith. Mystic. Spirituality. Modernity.
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