A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach)
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Resumo
A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1081
O objetivo deste artigo é apresentar como se deu, no plano histórico, e se dá, atualmente, na contemporaneidade, as relações entre o corpo e a alma, no âmbito da antropologia cristã. Historicamente, primeiro se constatou a existência do corpo e da alma para depois se ocupar do tipo de relação que há entre ambos os princípios. Do ponto de vista histórico, houve um primado e uma supremacia da alma sobre o corpo. Entre ambos os princípios metafísicos, ora vigorava uma unidade acidental (provisória e dualista), ora uma unidade substancial (permanente e recíproca). Atualmente, a reflexão teológica defende uma unidade mútua e recíproca entre o corpo e a alma, de modo que cada princípio está ordenado para o outro. O ser humano é uma unitotalidade psicofísica e anímico-corpórea. Atualmente, há autores filósofos (X. Zubiri, M. Bunge) e teológos (J. Moltmann, Flick-Alszechy), que defendem como alternativa ao hilemorfismo aristótelico-tomista, novas formas de compreender a relação entre o corpo/matéria e alma/espírito. Também, nos dias de hoje, a relação corpo-alma está presente nas novas antropologias, mas com um novo verniz: a relação mente-cérebro.
Palavras-chave: Antropologia. Corpo. Alma. Mente. Cérebro.
Abstract
The scope of this paper is to present how occurred in historical level, and occurs in the contemporary world, the relation between body and soul in the context of Christian anthropology. Historically, in a first moment, it was identified the existence of the body and the soul, and afterwards, the type of relation between these two ontological principles. From a historical point of view, there was a primacy and supremacy of the soul over the body. Between these principles, sometimes prevailed an accidental unity (provisional and dualistic), sometimes a substantial unity (permanent and reciprocal). Nowadays, the theological reflection defends a mutual and reciprocal unity between body and soul, so that each principle is ordained one to the other. Human being is a psychophysical “unit-totality” constituted of body and soul. Currently, there are philosophers (X. Zubiri, M. Bunge) and theologians (J. Moltmann, Flick-Alszeghy), who defend, as alternative to the Aristotelian-Thomistic hylemorphism, new forms of understanding the relation between body/matter and soul/spirit. Also, nowadays, the relation body-soul is present in new anthropologies, but with a new varnish through relation between mind-brain.
Key-words: Anthropology. Body. Soul. Mind. Brain.
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