Geração Universitária da PUC Minas: o que mudou entre 1990 e 2013?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta os principais dados, e algumas hipóteses interpretativas, sobre uma primeira leitura da pesquisa “Geração universitária: perfil atual. Um estudo de caso”, com apoio do CNPq, realizada através de survey aplicado entre novembro e dezembro de 2013, com estudantes da PUC Minas. Igualmente, objetiva-se apresentar dados comparativos, nos elementos possíveis, pois houve ampliação e mudança no questionário, com relatório de survey de 1990, sobre o “Perfil do Estudante da PUC-MG”, de modo a oferecer um quadro de duas gerações de estudantes desta universidade e responder: o que mudou em 23 anos? Ao revelar as mudanças e continuidades no perfil dos estudantes, a pesquisa oferece dados e elementos para se conhecer melhor o jovem atual e assim indicar não apenas à universidade, mas também àqueles que pesquisam sobre Ensino Superior e religião, o desafio de analisar e aprofundar nessas temáticas. Destacam-se alguns aspectos fundamentais do Perfil do Estudante da PUC Minas: dados gerais e demográficos (idade, naturalidade, domicílio, estado civil e renda familiar), dados escolares e acadêmicos, como origem e avaliação escolar, caracterização religiosa e sociopolítica, e a situação da sexualidade e da fecundidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.