A nação hindu e o outro muçulmano na obra de V. D. Savarkar

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Mirian Santos Ribeiro de Oliveira

Resumo

Entre as dinâmicas associadas a encontros interculturais, encontra-se a de (re-) elaboração de universos simbólicos por grupos sociais participantes de relações de alteridade. Em se tratando de relações de dominação imperial, entre os séculos 18 e 20, na Ásia, tal dinâmica envolveu a reinterpretação de universos simbólicos preexistentes, como os religiosos, bem como a criação de novos modos de organização simbólica da vida em sociedade, como as comunidades nacionais. Este artigo se concentra na análise da construção de um universo simbólico nacional-religioso em um contexto fortemente influenciado por relações de alteridade. Trata-se do discurso sobre a nação hindu e seu outro muçulmano, elaborado nas primeiras décadas do século 20, no subcontinente indiano, por um ideólogo nacionalista hindu, V. D. Savarkar. Adota-se como referencial teórico a fenomenologia, em sua vertente sociológica, e procede-se à análise do conteúdo da fonte primária Hindutva: Who is a Hindu? Argumenta-se que o ideólogo nacionalista hindu formulou uma retórica da aniquilação, em que o outro da nação hindu, o muçulmano, é inferiorizado por meio das estratégias de: exagero seletivo de características atribuídas ao muçulmano; transferência de definições socialmente negativas ao outro.

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Como Citar
OLIVEIRA, M. S. R. DE. A nação hindu e o outro muçulmano na obra de V. D. Savarkar. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 750-770, 30 jun. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Curso de História. Subárea História da Ásia.

Pesquisas na área de história, política e cultura da Índia.

Doutora em Sociologia (USP), Mestre em Sociologia (UFMG), Bacharel em Relações Internacionais.