Religião e feminismo descolonial: os protagonismos e os novos agenciamentos religiosos das mulheres no século XXI
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As religiões e a pesquisa sobre as mesmas foram significativamente afetadas pelas práticas e estudos feministas no século XX. No cenário religioso que se desenha neste terceiro milênio, marcado pela autonomia das mulheres e do seu papel na sociedade, novos estudos são necessários para a compreensão do fenômeno religioso que se dá sob o protagonismo silencioso das mulheres. Há que se perguntar como pesquisar e pensar religião a partir de uma perspectiva feminista neste momento; o que é religião para as mulheres, como as mulheres vivenciam a religião e dela se apropriam no terceiro milênio. As novas práticas religiosas, a vinculação das mulheres à religião ou as rupturas com as religiões, protagonizadas por elas, as resistências, a subjetividade ativa delas, como alternativas aos espaços tradicionais circunscritos pelo patriarcalismo religioso, bem como, a questão da autonomia e da responsabilidade das mulheres na construção de alternativas espirituais e religiosas na sociedade contemporânea merecem atenção. Este texto objetiva apresentar sinais destes movimentos protagônicos das mulheres, especialmente no contexto cristão no Brasil atual, levantar hipóteses e apresentar reflexões sobre esta realidade. O texto dialoga com o feminismo descolonial e apresenta implicações para os modos de conceituar e estudar religião desde as formas religiosas institucionalizadas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.