Religião e feminismo descolonial: os protagonismos e os novos agenciamentos religiosos das mulheres no século XXI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anete Roese

Resumo

As religiões e a pesquisa sobre as mesmas foram significativamente afetadas pelas práticas e estudos feministas no século XX. No cenário religioso que se desenha neste terceiro milênio, marcado pela autonomia das mulheres e do seu papel na sociedade, novos estudos são necessários para a compreensão do fenômeno religioso que se dá sob o protagonismo silencioso das mulheres. Há que se perguntar como pesquisar e pensar religião a partir de uma perspectiva feminista neste momento; o que é religião para as mulheres, como as mulheres vivenciam a religião e dela se apropriam no terceiro milênio. As novas práticas religiosas, a vinculação das mulheres à religião ou as rupturas com as religiões, protagonizadas por elas, as resistências, a subjetividade ativa delas, como alternativas aos espaços tradicionais circunscritos pelo patriarcalismo religioso, bem como, a questão da autonomia e da responsabilidade das mulheres na construção de alternativas espirituais e religiosas na sociedade contemporânea merecem atenção. Este texto objetiva apresentar sinais destes movimentos protagônicos das mulheres, especialmente no contexto cristão no Brasil atual, levantar hipóteses e apresentar reflexões sobre esta realidade. O texto dialoga com o feminismo descolonial e apresenta implicações para os modos de conceituar e estudar religião desde as formas religiosas institucionalizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ROESE, A. Religião e feminismo descolonial: os protagonismos e os novos agenciamentos religiosos das mulheres no século XXI. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 39, p. 1534-1558, 5 out. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Anete Roese, PUC Minas

Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1997); Mestrado e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1999-2004) em Teologia pela Escola Superior de Teologia; Fez suas pesquisas sobre a dimensão terapêutica da religião. Graduada em Psicologia/PUC-MG e Pós Graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama/IMPSI-MG. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG, onde leciona Cultura Religiosa na Graduação e Psicologia e Religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, compõe o quadro permanente de docentes do Mestrado em Ciências da Religião da PUC/MG, com pesquisa em Psicologia e Religião e Religião e Relações de Gênero. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Psicologia da Religião da PUC/MG, com linhas de pesquisa sobre Fenomenologia da religião e psicologia e Religião e relações de gênero.