Pluralismo religioso, direitos humanos e democracia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cláudio de Oliveira Ribeiro

Resumo

Apresenta os resultados de pesquisa realizada em torno de questões que emergem do quadro de pluralismo religioso e se relacionam com a temática da defesa dos direitos humanos e com aspectos em torno dos processos de aprofundamento da democracia. Metodologicamente, foi priorizado em um primeiro momento um balanço de questões que demarcam o caminho para uma teologia ecumênica das religiões, pois elas geram novas perspectivas teológicas para os temas tratados. Em seguida, destacamos (i) aspectos da tendência atual dos processos de privatização das experiências religiosas, com a premissa que tais aspectos não favorecem a relação religião e direitos humanos, e (ii) as relações entre teologia ecumênica e direitos humanos, privilegiando o diálogo com a noção de globalização contra-hegemônica, de Boaventura de Souza Santos Entre os resultados da pesquisa, destacamos bases teóricas que mostram que faz-se necessária para a teologia das religiões uma atenção especial à articulação entre a capacidade de diálogo dos grupos religiosos e os desafios em torno da defesa dos direitos humanos. Também indicamos que uma espiritualidade ecumênica que emerge do pluralismo religioso terá como valor a dimensão de alteridade e isso incidirá nos processos religiosos e sociais, favorecendo perspectivas utópicas, democráticas e doadoras de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RIBEIRO, C. DE O. Pluralismo religioso, direitos humanos e democracia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 1805-1825, 25 dez. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Cláudio de Oliveira Ribeiro, UMESP

Possui formação em Teologia. O doutorado (2000) e o mestrado (1994) em Teologia foram feitos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a graduação (1985) no Seminário Metodista Cesar Dacorso Filho-RJ. Tem experiência docente e de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia teológica, cristologia, ecumenismo, metodismo, pastoral popular, eclesiologia, pneumatologia, ciências da religião e direitos humanos. Tem experiência na área de assessoria à comunidades eclesiais de base e organismos ecumênicos. Atualmente é professor titular de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.