Apologia do fragmento: Pertinência teológica da sinfonia adiada de Christian Duquoc

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Sérgio Carrara

Resumo

O artigo se situa no âmbito do diálogo inter-religioso, um dos grandes paradigmas da teologia atual. Após o Concílio Vaticano II, que tratou da salvação dos não cristãos e dos membros de outras religiões, a teologia aprofundou sua abordagem do tema e apareceram propostas variadas para o diálogo inter-religioso. Aos teólogos se impôs o desafio de conjugar a necessidade constitutiva de Jesus Cristo para a salvação de todos e o lugar das outras tradições religiosas no plano de salvação de Deus. A proposta do teólogo católico francês, Christian Duquoc, chamada por ele de sinfonia adiada, reclama atenção por sua singularidade ao afirmar o lado positivo das divisões e fragmentos. Sua abordagem se situa no âmbito da teologia católica surgida após o Concílio Vaticano II, na qual se encontram perspectivas diversas para o diálogo inter-religioso. Sua teologia acentua o papel do Espírito Santo na construção da unidade possível na diversidade dos fragmentos. O presente artigo avalia a pertinência teológica da proposta do teólogo francês para o diálogo inter-religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARRARA, P. S. Apologia do fragmento: Pertinência teológica da sinfonia adiada de Christian Duquoc. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 2036-2063, 25 dez. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Paulo Sérgio Carrara, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (1996). Fez mestrado em teologia com especialização em espiritualidade na Pontificia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (2003) e doutorado em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (2010). Atualmente é professor de teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (graduação e pós-graduação), no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA (graduação e pós-graduação) e no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário - Diocese de Caratinga.