Etiquetas e comportamentos durante a viagem pastoral de D. Carlos Luiz D’Amour ao sul da Diocese de Cuiabá

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jérri Roberto Marin

Resumo

O artigo tematiza a difusão de etiquetas e a reforma dos comportamentos durante a viagem pastoral de D. Carlos Luiz D’Amour ao sul da diocese de Cuiabá, em 1886. A fonte de pesquisa é o diário escrito por seu secretário particular, o cônego Bento Severiano da Luz. Nesse diário, foram narrados os percursos, os principais acontecimentos e as realizações da comitiva, sendo o bispo a personagem central. Entre os objetivos da viagem, estavam difundir novos padrões de conduta, de sentimentos e de etiqueta, civilizar os mato-grossenses e instaurar a boa sociedade católica. As aparições públicas do bispo tinham funções simbólicas, ou seja, a afirmação política e religiosa do poder episcopal na sociedade, criando uma esfera sagrada e corporificada em sua pessoa. D. Carlos, no jogo das relações de poderes, viu-se compelido a submeter-se à etiqueta, assim como a exercer pressões para que os diocesanos a cumprissem. Cada detalhe da etiqueta e do cerimonial cumpria a função de autorrepresentação ostentatória de D. Carlos e a suas supressões aboliam as distâncias, as distinções sociais e obliteravam sua autoridade e poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARIN, J. R. Etiquetas e comportamentos durante a viagem pastoral de D. Carlos Luiz D’Amour ao sul da Diocese de Cuiabá. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 2137-2167, 25 dez. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Jérri Roberto Marin, UFMS

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Brasil); Professor da Pós-Graduação em História da UFGD. Bolsista da CAPES - Proc. nº  BEX 2372/15-0, Estágio Sênior junto a Università Degli Studi di Roma "La Sapienza". E-mail: jerrimarin@bol.com.br