Experiências Religiosas/Espirituais: dissociação saudável ou patológica?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Letícia Oliveira Alminhana
Adair Menezes Jr.

Resumo

Contexto: Algumas experiências religiosas e/ou espirituais apresentam um caráter dissociativo. Há carência de estudos que indiquem critérios diferenciais entre a dissociação patológica e saudável em contexto religioso. Objetivo: Este estudo pretende observar as experiências dissociativas sob diferentes perspectivas: uma ligada à psicopatologia e a outra, à saúde. Método: Ensaio temático com a literatura disponível sobre o assunto.  Bases de dados: Pubmed e PsychINFO. Também foi feita busca manual de artigos relacionados ao assunto. Resultados: 1. Historicamente, alguns autores se debruçaram sobre as relações entre dissociação e fenômenos religiosos, mas os dados não são conclusivos; 2. A dissociação acontece em um continuum entre saúde e doença; 3. A psiquiatria transcultural oferece aporte para a compreensão de experiências dissociativas, como o transe de possessão, contextualizando-as culturalmente; 4. Há uma série de estudos feitos no Brasil, que exploram o diagnóstico diferencial entre experiências religiosas saudáveis e patológicas. Conclusões: Experiências religiosas/espirituais de caráter dissociativo (como a possessão), podem ser consideradas saudáveis se apresentarem ausência de sofrimento, controle, forem contextualizadas e trouxerem benefício para o indivíduo. Indivíduos sem Autodirecionamento e com experiências autocentradas mostram maior probabilidade de desenvolver patologia.    Futuros estudos deverão explorar empírica e longitunalmente estas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALMINHANA, L. O.; MENEZES JR., A. Experiências Religiosas/Espirituais: dissociação saudável ou patológica?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 41, p. 122-143, 31 mar. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Letícia Oliveira Alminhana, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Psicóloga, Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), Doutora em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pós-doutora pela University of Oxford (UK). Atualmente, PNPD da Pós-graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS.

Adair Menezes Jr., Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicólogo, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF.