Compreensões sobre o momento contemporâneo da saída da religião e sobre a condição atual da laicidade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esta comunicação é fruto de três entrevistas realizadas em Paris, entre os meses de outubro e novembro de 2015. Os entrevistados foram: o filósofo Marcel Gauchet, diretor de estudos junto à École des Hautes Études EHESS; o cientista político e historiador das laicidades, Philippe Portier, diretor de estudos junto à École Pratique des Hautes Ètudes EPHE Paris-Sorbonne; e o historiador Didier Da Silva, professor de história das ideias no Institut Catholique de Paris. O objetivo buscado no âmbito destas entrevistas está relacionado com a compreensão de uma perspectiva atual da saída da religião no pensamento de Gauchet, tema de minha pesquisa pós-doutoral junto à PUC Minas de Belo Horizonte e junto ao Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD da Capes. As reflexões que conduziram as análises propostas neste texto estão pautadas pelo esforço compreensivo de algumas das características do fenômeno religioso no contexto contemporâneo. O que se indagou e se definiu este esforço compreensivo, são as reconfigurações que marcam o cenário atual das relações entre política e religião e que, por sua vez, delimitam as permeabilidades e os limites do espectro geral dessas mesmas relações. Além disso, de modo mais particular, apresenta-se aqui algumas reflexões sobre a condição de laicidade e de saída da religião no contexto brasileiro.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.