Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Newton Aquiles von Zuben

Resumo

 paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” (Grundwort) Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro. Os dois modos de crer, embora haja diversidade nos conteúdos de fé, podem ser apreendidos a partir de experiências vividas: tenho confiança em alguém e reconheço um fato como verdadeiro. Para tais experiências, não se consegue “dar razão” ou justificá-las. O objetivo desta comunicação é apresentar, de maneira sucinta, o pensamento de Martin Buber sobre essa questão que pode ilustrar o seu entendimento das relações entre o Cristianismo helenista e o Judaísmo. 

Palavras-chave: Emunah; Pistis; Fé; Martin Buber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VON ZUBEN, N. A. Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 134-162, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Newton Aquiles von Zuben, Pontificia Universidade Católica de Campinas

NEWTON AQUILES VON ZUBEN CONCLUIU O DOUTORADO EM FILOSOFIA - UNIVERSITE CATHOLIQUE DE LOUVAIN EM 1970 COM TESE SOBRE MARTIN BUBER. ATUOU NAS UNIVERSIDADES: PUC-SP(1971-1974) E UNICAMP (1974-2001) ONDE SE APOSENTOU EM 2001 COMO PROFESSOR TITULAR. DESDE 20O5 É TITULAR DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE CAMPINAS. PUBLICOU DIVERSOS TRABALHOS - ARTIGOS, CAPÍTULOS E LIVROS. ORIENTOU 22 DISSERTACOES DE MESTRADO E 15 TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE EDUCACAO E FILOSOFIA.  ATUA NA AREA DE FILOSOFIA, COM ENFASE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, ETICA, ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, BIOETICA E FENOMENOLOGIA. FILOSOFIA DAS TECNOCIENCIAS, . (07/12/2015)