Identidades religiosas no mundo plural: na voz de personagens de O outro pé da sereia, de Mia Couto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio Geraldo Cantarela
Roberlei Panasiewicz

Resumo

Os debates sobre pluralismo religioso e diálogo trazem, dentre seus temas, a questão das identidades e, especificamente, das identidades religiosas.  Trata-se da experiência de pertença a um grupo, tradição ou movimento religioso, expressa por determinadas representações, marcada por contrastes e mesclas em relação a outros grupos e tradições. O artigo discute o tema da identidade, e de como a ficção literária tematiza essas questões complexas do cotidiano. As reflexões far-se-ão mediadas pelas vozes de personagens do romance O outro pé da sereia, do escritor moçambicano Mia Couto. Dialogarão com aportes teóricos do filósofo francês Paul Ricoeur a partir da obra O si mesmo como um outro. Identidade pessoal e identidade narrativa são constituídas pelas dimensões idem e ipse que possibilitam demarcar o movimento implícito no desenvolvimento da personalidade humana. As identidades são constituintes das pessoas, dos grupos sociais e religiosos e também de suas representações no âmbito da escrita literária. A reflexão se apresentará da seguinte forma: i) Discussão sobre a pluralidade religiosa e diálogo, destacando a problemática da identidade; ii) Contextualização do romance O outro pé da sereia; iii) Identidade pessoal e identidade narrativa em Paul Ricoeur; iv) Demarcação de tipos de identidade a partir de personagens do romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CANTARELA, A. G.; PANASIEWICZ, R. Identidades religiosas no mundo plural: na voz de personagens de O outro pé da sereia, de Mia Couto. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 163-187, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Antonio Geraldo Cantarela, PUC Minas

Doutorado em Letras (Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências da Religião.

Roberlei Panasiewicz, Doutor em Ciências da Religião - Professor e Coordenador do PPG em Ciências da Religião da PUC Minas

Doutor e mestre em Ciências da Religião, com pós-doutorado em Teologia. Professor e Coordenador do PPG em Ciências da Religião da PUC Minas