Os catecismos de Lutero e o uso da Escritura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vicente Artuso
Carlos Jeremias Klein

Resumo

A terceira década do século XVI assinala a implantação da Reforma protestante na Alemanha e na Suíça. O artigo trata inicialmente do contexto político e eclesial e das transformações religiosas na Alemanha, sob a liderança de Martinho Lutero.  Para atender a premente necessidade de instrução religiosa do povo, o reformador publicou, em 1529, o Catecismo Menor e o Catecismo Maior. Em seguida, o artigo analisa a hermenêutica bíblica empregada nos catecismos. Destaca a primazia da Escritura na catequese adotando o princípio de que a Escritura se explica por si mesma tendo Cristo como centro. Lutero retoma da Igreja primitiva a insistência na Lectio Divina, porém  distancia-se do método dos quatro sentidos, literal, alegórico, moral e anagógico, da antiguidade cristã e da Idade Média. Adota métodos próprios de interpretação. Por meio dos Catecismos Lutero deu ênfase a Palavra proclamada a ser acolhida na fé, uma vez que na sua época bem poucos cristãos tinham acesso ao texto pleno das Escrituras.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ARTUSO, V.; KLEIN, C. J. Os catecismos de Lutero e o uso da Escritura. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 206-238, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Vicente Artuso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia Bíblia na PUC-Rio

Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma

Professor Adjunto-2 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - no programa de Pós-graduação em Teologia-mestrado.

Líder de grupo de Pesquisa: Bíblia e Pastoral da PUCPR

Carlos Jeremias Klein, Universidade Filadelfia em Londrina PR.

Mestre e Doutor em Ciências da Religião, área de Teologia e História pela Universidade Metodista de S.Paulo. Professor Titular da Universidade Filadelfia em Londrina PR.