A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alzirinha Rocha de Souza

Resumo

É fato incontestável que a velocidade da história nos tem atropelado enquanto agilidade de Igreja. Não raro hoje, há um descompasso entre as demandas que o mundo nos faz e os processos de evangelização que com ele estabelecemos. Contudo, em diferentes épocas da Igreja, em especial da Igreja latino-americana, surgem novas iniciativas.  É justamente o que queremos expor neste artigo: três ações concretas da prática de José Comblin, que entendia que, sem a compreensão da realidade e das necessidades imediatas dos pobres, não se poderia realizar um projeto eficaz de evangelização. A exposição de forma mais detalhada da experiência da enxada (voltada para a formação rural dos seminaristas), a experiência das CEBs e as Escolas de Formação Missionária (voltadas para a formação de missionários leigos e idealizadas por Comblin e sua equipe), são três exemplos de novos processos que, atendendo a públicos diferentes, buscam suprir a ausência de agentes evangelizados no vasto território do agreste nordestino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, A. R. DE. A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 239-255, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Alzirinha Rocha de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP

Doutora em Teologia - Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica. Departamento de Teologia Prática, sob orientação do Prof. Dr. Henri Derroitte, com Tema de Tese : "A desconexão de sentido entre a Esperança e a ação cristã, a partir da obra de José Comblin", com previsão de término em Set 2014.Defendeu dissertação de Mestrado na Universidade San Dámaso - Madrid, em 2009, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Del Pozo Albejon, Departamento de Teologia Sistemática (Núceo Escatologia) Tema de Tese: "A morte do Homem, de Cristo e do Cristão na obra de Juan Luiz Ruiz de la Peña". Possui graduação em Teologia realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora d'Assunção), término em 2007. Participa no Grupo de Pesquisa "Ville et Religion", Université Catholique de Louvain (UCL), Coordenação Prof. Dr. Walter Lesch, que trata de temas ligados a comprensão do exercicio do dado religioso em contexto urbano em tanto que construção do sujeito. É membro da Sociedade Internacional de Teologia Prática - SITP. Pesquisadora da PUCSP - Pós-Doutorado e Professora no ITESP/SP .