Entre o contexto e as demandas cotidianas: o imaginário como substância terapêutica na Igreja Universal do Reino de Deus

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anna Carolina Lo Bianco Clementino
Paulo Passos

Resumo

Este artigo se propõe a pensar as ofertas dos serviços religiosos da IURD a partir da incorporação das representações características do imaginário do seu tempo e contexto.  Enquanto muitos se encarregaram de fundar novos caminhos, Edir Macedo vislumbrava na pedagogia já cristalizada nas imagens mentais e representações do povo o seu grande aporte discursivo/teológico. Assim foi desde a demonização da Umbanda e o manejo de simpatias, ritos, benzimentos e exorcismos convertidos em liturgias sagradas e enfrentamento aos seus feitiços, até a transformação dos seus templos e serviços em grandes espaços terapêutico-espirituais. Do imaginário místico e religioso ao imaginário psicanalítico e racionalizante, a IURD se mantém próspera e profissional, retroalimentando o imaginário da sua clientela a partir das representações presentes em seu próprio cenário temporal. De uma forma flexível, os serviços religiosos da IURD estão sempre em consonância com as demandas de certos grupos sociais, mais precisamente, aqueles mais sensíveis ao uso do arcabouço do imaginário popular como substância complementar na plausibilidade da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CLEMENTINO, A. C. L. B.; PASSOS, P. Entre o contexto e as demandas cotidianas: o imaginário como substância terapêutica na Igreja Universal do Reino de Deus. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 45, p. 92-111, 31 mar. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Anna Carolina Lo Bianco Clementino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia da Saúde Mental pela University of London e professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

Paulo Passos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Ciências da Religião e professor do programa de pós graduação strictu sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.