Marcel Gauchet e a saída contemporânea da religião

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Henrique Marques Lott

Resumo

Este artigo procura perquirir sobre a situação atual da saída da religião no âmbito da teoria do filósofo francês Marcel Gauchet. O que se objetiva é uma aproximação compreensiva a alguns conceitos que permeiam seu pensamento acerca do fenômeno religioso. A análise que desenvolvemos está dividida em quatro partes distintas. Na primeira parte explora-se mais especificamente as bases do conceito gauchetiano de religião. Trata-se de um conceito que, como veremos, traz uma concepção que acolhe a ideia de uma religião em estado puro ou em estado de essência. Na segunda parte, nos deteremos na noção de saída da religião em um sentido mais geral do vocabulário de nosso autor, abordando um pouco do processo histórico dessa saída, seus inícios e seus principais desdobramentos. Na terceira parte, dirigimos nossos esforços compreensivos para a situação atual da saída da religião e para as novas configurações que se apresentam como espiritualidades fora da religião. Na quarta e última parte, procuramos fazer uma reflexão sobre a religiosidade contemporânea brasileira a partir da perspectiva teórica aberta pelo filósofo francês. O que é possível entrever no contexto da análise aqui proposta, é que a dinâmica da saída da religião, que nos colocou em conexão direta com uma experiência desencantada de mundo, não elimina a religião e muito menos a fé religiosa. Apesar de delimitar novos papeis para a religião — ao retirá-la da esfera mais estrita do político — a saída da religião não exclui a participação das religiões no campo da esfera pública e da sociedade civil.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LOTT, H. M. Marcel Gauchet e a saída contemporânea da religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 412-442, 30 jun. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Henrique Marques Lott, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor (2013) em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo feito seu estágio doutoral (2012) na modalidade Recherches Doctorales Libres, junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, na França, com a bolsa sanduíche da Capes. É também Pós-Doutor em Ciências da Religião pela PUC Minas, tendo realizado seu estágio com a bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado da Capes