Os Paradoxos da presença da Igreja católica nas redes

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Carlos Eduardo Souza Aguiar

Resumo

Este artigo  busca compreender três diferentes paradoxos provocados pela intensa presença institucional da Igreja Católica nas redes digitais. Inicialmente, nós analisamos o contraste existente entre a tradicional estrutura analógica e hierárquica da igreja e a estrutura horizontal e colaborativa que emerge na sociedade contemporânea graças ao advento das redes digitais. Em seguida, nós colocamos em evidência a incompatibilidade entre dois modelos comunicativos distintos, o modelo da disseminação das boas novas que caracteriza a tradição comunicativa católica e o modelo dialógico suscitado pela natureza comunicacional das redes digitais. Finalmente, nós analisamos o paradoxo existente entre a prática comunicativa da igreja, caracterizada por uma abordagem instrumental dos meios e parcialmente baseado na teologia agostiniana, e um novo discurso eclesiástico emergente que, ao buscar adaptar-se à nova realidade comunicacional, prega que o principal desafio da instituição não é saber como bem utilizar e empregar as novas tecnologias, mas colaborar na compreensão profunda desse novo ambiente

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Como Citar
SOUZA AGUIAR, C. E. Os Paradoxos da presença da Igreja católica nas redes. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 638-657, 30 jun. 2017.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

Carlos Eduardo Souza Aguiar, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Doutor em Sociologia (Université Sorbonne Paris Cité), mestre em Ciências da Comunicação (USP), especialista em Ciências da Religião (PUC-SP) e graduado em Filosofia (FFLCH-USP) e em Comunicação Social (ECA-USP). Autor do livro "A sacralidade digital: religiões e religiosidade na época das redes".(Fapesp/Annablume,2015)