Interpretação histórico-social das duas narrativas de dilúvio da Bíblia Hebraica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo tem por tema as duas narrativas de dilúvio da Bíblia Hebraica, que, a despeito de terem sido costuradas em uma composição redacional, podem, de modo relativamente fácil, ser separadas e recuperadas. O objetivo do artigo é, portanto, recuperar as duas narrativas de dilúvio da Bíblia Hebraica, demonstrar sua integralidade e propor interpretação histórico-social para cada uma delas. O texto de Gn 6,5-9,17 foi traduzido, as glosas redacionais foram identificadas, cada narrativa foi reconstituída e considerada íntegra e pronta para o procedimento hermenêutico. Conclui-se que, escrita no final do século VI, a primeira narrativa, aqui chamada de “narrativa monárquica eloísta do dilúvio” tenha tido por função a refundação do governo da golah, quando de seu retorno da Babilônia, enquanto que, escrita em meados do século V, a segunda narrativa, aqui chamada de “narrativa sacerdotal javista do dilúvio” tenha servido para a introdução do sacrifício substitutivo na Jerusalém então governada pelo corpo sacerdotal.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.