Clarice Lispector: acontecimento, Deus e literatura.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem como finalidade pensar, em diálogo com a hermenêutica espectral de John Caputo, especialmente no que se refere à experiência divina como acontecimento, a presença de Deus na obra de Clarice Lispector. Para tanto, nos deteremos em dois contos da autora buscando compreender em que medida literatura, acontecimento e Deus convergem em uma “experiência” de mundo que é, antes de tudo, irrupção desestabilizadora no âmbito da linguagem, mas, também, construção de uma narrativa que assume a palavra, paradoxalmente, como expressão e falência diante da irredutibilidade do acontecimento de Deus. Para tanto, dividiremos nosso trabalho em dois momentos. No primeiro, trataremos da relação entre acontecimento e mundo buscando expor, a partir da interpretação do conto Amor, publicado na obra Laços de Família, a relação entre acontecimento e cotidianidade. No segundo, analisaremos, a partir do conto Perdoando Deus, publicado em Felicidade Clandestina, o processo criativo clariciano em que, literatura, religião e Deus, dialogam mediante a distinção entre evento e acontecimento. À título de conclusão, buscamos evidenciar, a partir do diálogo com a hermenêutica radical de J. Caputo, elementos textuais, nos contos, que revelam um produtivo diálogo entre literatura, filosofia e teologia.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.