Clarice Lispector: acontecimento, Deus e literatura.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cicero Cunha Bezerra

Resumo

Este artigo tem como finalidade pensar, em diálogo com a hermenêutica espectral de John Caputo, especialmente no que se refere à experiência divina como acontecimento, a presença de Deus na obra de Clarice Lispector. Para tanto, nos deteremos em dois contos da autora buscando compreender em que medida literatura, acontecimento e Deus convergem em uma “experiência” de mundo que é, antes de tudo, irrupção desestabilizadora no âmbito da linguagem, mas, também, construção de uma narrativa que assume a palavra, paradoxalmente, como expressão e falência diante da irredutibilidade do acontecimento de Deus. Para tanto, dividiremos nosso trabalho em dois momentos. No primeiro, trataremos da relação entre acontecimento e mundo buscando expor, a partir da interpretação do conto Amor, publicado na obra Laços de Família, a relação entre acontecimento e cotidianidade. No segundo, analisaremos, a partir do conto Perdoando Deus, publicado em Felicidade Clandestina, o processo criativo clariciano em que, literatura, religião e Deus, dialogam mediante a distinção entre evento e acontecimento. À título de conclusão, buscamos evidenciar, a partir do diálogo com a hermenêutica radical de J. Caputo, elementos textuais, nos contos, que revelam um produtivo diálogo entre literatura, filosofia e teologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BEZERRA, C. C. Clarice Lispector: acontecimento, Deus e literatura. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 48, p. 1504-1524, 31 dez. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Cicero Cunha Bezerra, UFS

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Filosofia - Universidad de Salamanca (Espanha-2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe e colaborador dos Programas: Posgraduação em Filosofia da UFRN e Letras da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoplatonismo, Estoicismo, Mistica, Interfaces entre Neoplatonismo e literatura, Arte abstrata e filosofia da religião. É autor dos livros: Compreender Plotino e Proclo (Vozes: 2006) e Mística e neoplatonismo em Dionísio Pseudo Areopagita (Paulus:2009). Membro das sociedades científicas: SIAEN (Sociedade Ibero-americana de Estudos Neoplatônicos) e SIEPM SOCIÉTÉ INTERNATIONALE POUR L ÉTUDE DE LA PHILOSOPHIE MÉDIÉVALE . É lider do Grupo de Pesquisa em Ciências da Religião da UFS e membro do GeFeLit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura/UFS). Para textos online acessar: http://cicerocunhabezerra.blogspot.com/ . Pesquisador do CNPQ/PQ2