Bordado teórico e contextualização comparativa no livro John of God, de Cristina Rocha

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Steven Joseph Engler

Resumo

Este artigo analisa dois tipos de trabalho conceitual no livro de Cristina Rocha, John of God: The Globalization of Brazilian Faith Healing (2017): bordado teórico e contextualização comparativa. O primeiro apresenta um conjunto ad hoc de conceitos, oferecendo uma série de interpretações parciais. Apesar de não oferecer uma única interpretação coerente, esta abordagem tem as vantagens de respeitar a complexidade do caso e de indicar uma série de pistas interpretativas. O segundo envolve o trabalho típico, no estudo da religião, de colocar o movimento religioso ou outro objeto de estudo em relação à sua paisagem religiosa, salientando influências e concorrentes, comparando crenças e práticas. Embora o livro fosse melhor se ambas as dimensões do trabalho conceitual tivessem sido desenvolvidas, vale a pena considerar o bordado teórico como modelo para outros trabalhos. Este artigo visa destacar o valor do bordado teórico e sugerir como ele pode ser conduzido de forma ainda mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ENGLER, S. J. Bordado teórico e contextualização comparativa no livro John of God, de Cristina Rocha. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 223-256, 30 abr. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Steven Joseph Engler, Mount Royal University, Department of Humanities.

Possui graduação em Filosofia (University of British Columbia, 1986), mestrado em Filosofia (University of Toronto, 1988) e doutorado em Religious Studies (Concordia University, 1999). Atualmente é Associate Professor of Religious Studies (tenured) da Mount Royal University, Canadá. Foi professor visitante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (agosto de 2005 a fevereiro de 2008). Tem experiência nas áreas de Ciências da Religião e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da religião, religião no Brasil, e antropologia da religião. É Co-Chair (2011-2013) da unidade da Antropologia da Religião da American Academy of Religion, co-editor da revista acadêmica Religion (Routledge), co-editor dos séries de livros Studies in the History of Religions e Texts and Sources in the History of Religions (Brill) e editor do série de livros Key Thinkers in the Study of Religion (Equinox).