A religião na cultura hipermoderna: a personalização da crença em uma Igreja midiática.

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Cassiana Matos de Moura

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo analisar a religião na cultura hipermoderna, em uma igreja midiatizada, à luz do conceito de personalização do filósofo francês Gilles Lipovetsky. Partindo do espaço empírico através do recurso da mídia, nos dedicamos a evidenciar os elementos que se coadunam ao que o referido autor aponta como característica do processo de personalização. Para tal empreitada, se fez necessário mergulhar na teoria de Lipovetsky, buscando trazer à tona os caminhos percorridos pelo autor para a construção do referido conceito, bem como a relação desse conceito com o universo religioso. Detivemo-nos a descrever o percurso da construção do modelo teórico de hipermodernidade, para melhor compreendermos a que ponto a religião na sociedade hipermoderna se encontra personalizada. Para dar um direcionamento ao nosso trabalho, escolhemos analisar a Igreja Batista da Lagoinha através de seus cultos televisionados, bem como das informações dispostas no site e no canal de TV.

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Como Citar
MOURA, C. M. DE. A religião na cultura hipermoderna: a personalização da crença em uma Igreja midiática. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 408-409, 30 abr. 2018.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Cassiana Matos de Moura, PUC Minas

Mestre em Ciências da Religião pelo PPG em Ciências da Religião da PUC Minas