Uma coexistência criativa entre a teologia e as ciências das religiões: que trabalho desenvolver dos dois lados?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pierre Gisel

Resumo

Este texto endossa a dupla existência da teologia, por um lado, e dos estudos religiosos, por outro. Devido a razões substantivas relacionadas aos “interesses” humanos e sociais “trazidos à tona” simultaneamente, essa dualidade não pode ser superada. No entanto, esse fato pode ser benéfico para ambos, desde que sejam reexaminados. Esse é o escopo do presente ensaio. Ele busca especificar como a teologia, assim reinterpretada, pode ser altamente esclarecedora para os estudos religiosos e também como os estudos religiosos estão repletos de riqueza humana diretamente instrutiva para o trabalho teológico e também para o pensamento. Ao mesmo tempo são postos os desafios e as oportunidades de mudança capazes de revitalizar o pensamento religioso, além dos desafios e oportunidades de mudança que revitalizam a reflexão sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GISEL, P. Uma coexistência criativa entre a teologia e as ciências das religiões: que trabalho desenvolver dos dois lados?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 50, p. 729-749, 31 ago. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Pierre Gisel, Faculdade de Teologia e de Ciências das Religiões de Lausanne, Suíça.

O teólogo Prof. Dr. Pierre Gisel é professor titular e decano da Faculdade de Teologia e de Ciências das Religiões da Universidade de Lausanne (Suíça).