Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristina Satie de Oliveira Pátaro
Frank Antonio Mezzomo

Resumo

A pesquisa aqui relatada problematiza a constituição das identidades juvenis na interface com as dimensões da religião e da política, buscando discutir as influências que as vivências e aprendizagens junto à Universidade trazem às compreensões dos jovens. São analisados dados de 203 estudantes de 3º ano de cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Paraná, divididos em três grupos: católicos, evangélicos e sem religião. Os dados foram obtidos a partir de survey com questões abertas e fechadas, referentes às temáticas da religião, da política e das vivências junto à Graduação. Os resultados evidenciam compreensões compartilhadas pelos jovens dos três grupos analisados, além de tendências e especificidades no perfil e nas concepções de cada um deles. Verificou-se a relevância que os aspectos religiosos e a vivência universitária assumem para os jovens estudantes. Além disso, identifica-se uma representação que parece reforçar a separação entre política e religião, ao mesmo tempo em que se verificam, na constituição das identidades juvenis, permeabilizações e influências mútuas entre as duas esferas mencionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PÁTARO, C. S. DE O.; MEZZOMO, F. A. Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 50, p. 812-844, 31 ago. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Cristina Satie de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.

Doutora em Educação (USP), Mestre em Educação (Unicamp) e Pedagoga (Unicamp).

Membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.

Doutor em História Cultural (UFSC).

Líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e Editor da Revista NUPEM.