O IDEAL CRIATIVO OU A ‘RELIGIÃO DO POETA’: Mística e Estética em Rabindranath Tagore
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O ensaio tem por objetivo dissecar a noção de poesia enquanto fator subjacente na consolidação de uma existência totalmente imersa no congraçamento universal, na compaixão e no desapego, e que aponta para a convergência dos projetos de persecução da Verdade, da Beleza, e da Felicidade. Para tanto, dividi o ensaio em duas partes. Na primeira, apresento o contexto filosófico-científico-religioso que condicionou a recepção de Rabindranath Tagore no Ocidente. E no segundo, analiso o seu projeto
místico-poético enquanto ‘religião do Poeta’, i.e., uma disciplina (sadhana) que “libera a ideia de indivíduo de seu confinamento aos fatos do cotidiano e confere a suas asas a liberdade do universal. É esta a função da poesia”.
místico-poético enquanto ‘religião do Poeta’, i.e., uma disciplina (sadhana) que “libera a ideia de indivíduo de seu confinamento aos fatos do cotidiano e confere a suas asas a liberdade do universal. É esta a função da poesia”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
LOUNDO, D. O IDEAL CRIATIVO OU A ‘RELIGIÃO DO POETA’: Mística e Estética em Rabindranath Tagore. INTERAÇÕES, v. 7, n. 12, p. 17-36, 11.
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).