REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MÍSTICA NO MONAQUISMO CRISTÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira

Resumo

Recentemente, o Bispo Emérito de Roma, Papa Bento XVI, em sua Exortação Apostólica, mostrou interesse e preocupação com a questão da leitura da Sagrada Escritura e consequentemente com a Lectio Divina na Igreja. Sendo assim, nos propomos a analisar o conceito de mística na prática espiritual monástica. Será abordada a questão da mística monástica cristã, em três níveis: o conceito de mística em seu âmbito geral e mais especificamente dentro do Cristianismo, determinando suas peculiaridades; buscaremos identificar, não a gênese da mística cristã, mas suas possíveis raízes em dois grandes movimentos influenciadores do Cristianismo no Ocidente, quais sejam, a Filosofia grega e o Gnosticismo oriental. Por fim, analisaremos o espiritualismo e a mística próprias do monaquismo cristão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, J. G. R. DE. REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MÍSTICA NO MONAQUISMO CRISTÃO. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 380-399, 20 mar. 2014.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira

Professor de História do Ensino Fundamental e Médio, atuando na rede pública estadual e rede particular. Pós-graduando (Lato Sensu) em História Antiga e Medieval com ênfase em religião e cultura pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Gama Filho, com interesse na área de História Medieval Ibérica. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura com ênfase no uso de fontes primárias como material didático complementar, acerca do imaginário coletivo na Baixa Idade Média (século XIV). Dedicação ao estudo monográfico de Bacharelado com ênfase na historicidade das formas de coerção social, através de castigos corporais e pena de morte, empreendidos pela Monarquia Castelhano-Leonesa em fontes jurídicas (século XIII), com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Gama Filho (PIBIC/UGF)