REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MÍSTICA NO MONAQUISMO CRISTÃO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Recentemente, o Bispo Emérito de Roma, Papa Bento XVI, em sua Exortação Apostólica, mostrou interesse e preocupação com a questão da leitura da Sagrada Escritura e consequentemente com a Lectio Divina na Igreja. Sendo assim, nos propomos a analisar o conceito de mística na prática espiritual monástica. Será abordada a questão da mística monástica cristã, em três níveis: o conceito de mística em seu âmbito geral e mais especificamente dentro do Cristianismo, determinando suas peculiaridades; buscaremos identificar, não a gênese da mística cristã, mas suas possíveis raízes em dois grandes movimentos influenciadores do Cristianismo no Ocidente, quais sejam, a Filosofia grega e o Gnosticismo oriental. Por fim, analisaremos o espiritualismo e a mística próprias do monaquismo cristão.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).