A EXPERIÊNCIA MÍSTICA ENTRE A PSICOLOGIA E A METAFÍSICA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o tema da “experiência mística” à luz da obra As variedades de experiência religiosa (1902), de William James. Examinar os diferentes tipos de estados místicos de consciência nos permitirá avaliar de que modo a filosofia poderia pensar o misticismo sem ultrapassar os limites da experiência. Como fio condutor deste estudo, assumimos a hipótese de que o tratamento pragmatista conferido por James
à religiosidade privilegia certos aspectos psicológicos do misticismo, sem ceder às tendências mais especulativas que buscam no místico um modelo para a compreensão da verdade metafísica.
à religiosidade privilegia certos aspectos psicológicos do misticismo, sem ceder às tendências mais especulativas que buscam no místico um modelo para a compreensão da verdade metafísica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
ZUNINO, P. E. A. A EXPERIÊNCIA MÍSTICA ENTRE A PSICOLOGIA E A METAFÍSICA. INTERAÇÕES, v. 6, n. 10, p. 95-108, 11.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).