PARA UMA LEITURA TEOLÓGICA DE CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
“Deus” é um tema valioso para o escritor português José Saramago e se encontra presente nas suas numerosas obras. No seu último romance, Caim, o autor narra um duelo entre os personagens “deus” e “caim”, provocando o leitor a uma opção por “caim”, bom e honesto, e contra “deus”, irresponsável e arrogante. O duelo se realiza com uma paródia irônica dos episódios bíblicos do Antigo Testamento e não se finaliza com a morte de “deus”, mas com a permanência deste enquanto questão inconclusa e com divinização do ser humano. Propomos, neste artigo, uma leitura do romance Caim sob uma óptica teológica, a fim de discutir a imagem de deus que José Saramago apresenta no livro. Saramago se opõe a uma imagem institucional de deus veiculada pelas instituições religiosas milenares, sobretudo judaísmo e cristianismo. Ele propõe uma fé no ser humano sem crenças religiosas ou um deus no humano livre capaz do bem.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. 2ª ed. Blumenau: Edifurb, 2012a.
FERRAZ, Salma. Lilith. In: FERRAZ, Salma. Dicionário de personagens da obra de José Saramago. Blumenau: Edifurb, 2012b, p. 204-205.
LOPES, João Marques. Saramago: biografia. São Paulo: Leya, 2010.
SANT’ANNA, Jaime. Em que crêem os que não crêem: o sagrado em José Saramago. São Paulo: Fonte editorial, 2009.
SARAMAGO, José. Caim. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
SILVA, Hudson Marques. Configurações do mal no romance Caim, de José Saramago. In: MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo. O demoníaco na literatura. 2012, p. 215-223.
SOUZA, Ronaldo Ventura. Figurações de Deus nos Romances de Saramago. São Paulo: USP, 2012. 207 p. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
SUMAM, Guilherme. Caim: a psicologia de Deus na obra de José Saramago. Nau Literária, Porto Alegre, vol. 8, n. 2, p. 1-11, jul-dez 2012.