A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221

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Laude Erandi Brandenburg

Resumo

A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.

 

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Como Citar
BRANDENBURG, L. E. A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 221-229, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Laude Erandi Brandenburg, Faculdades EST

Doutora em Teologia, docente da área Religião e Educação no PPG, no Bacharelado em Teologia e na Licenciatura em Música

Referências

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