A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
DALAROSA, Adair Angelo. Epistemologia e educação: articulações conceituais. UEPG, 2008. Ciências Humanas, Ciências aplicadas, Líng. Letras e Artes. Ponta Grossa 16(2) 343-350, dez.2008. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/651/631. Acesso em 01de novembro de 2013.
Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
MOLL, Jacqueline.Conceitos e pressupostos: o que queremos quando falamos de Educação Integral? In: BRASIL. Salto para o futuro. Educação integral. Ano XVIII boletim 13 - Agosto de 2008. p. 11-16.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Ciberteologia. Revista de Teologia & Cultura. Ano VII, n. 34, 2011, p. 108-124.
http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wpcontent/uploads/downloads/2011/04/05Epistemologia.pdf (acesso em 09.10.2011).
SCHOCK, Marlon Leandro. Objeto Próprio do Ensino Religioso escolar - De Babel ao Mar Vermelho. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 289-309, jan./jun. 2011