DE UMA LAICIDADE DE INCOMPETÊNCIA A UMA LAICIDADE DE INTELIGÊNCIA: O CASO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p242

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Antonio Correia Lages

Resumo

Neste artigo analisa-se o Ensino Religioso na escola pública, contextualizado na realidade brasileira, marcada por grande pluralidade e diversidade cultural e religiosa. Nosso ponto de partida será o novo conceito de laicidade de conhecimento, um novo marco nas relações entre sujeitos, confissões religiosas e o Estado. Neste contexto, destacaremos o modelo de Ensino Religioso que busca realizar a transposição didática da (s) Ciência (s) da Religião para a escola. Este modelo assume um papel fundamental para a afirmação do respeito para com o outro, principalmente frente ao crescimento dos mais diversos fundamentalismos do nosso tempo e dos mitos que povoam a nossa sociedade capitalista. Ele poderá mostrar que a religião é o mais despercebido instrumento de sustentação (teórica e prática) de diversas formas de dominação, mas também pode ser uma referência para as resistências locais a essas na luta pela libertação em várias situações. A educação para a solidariedade se compromete com esta noção de alteridade. Sem isso, não é possível passar para a solidariedade como um valor ético, reconhecendo-se no outro sua própria dignidade humana. Neste sentido, veremos que este modelo de Ensino Religioso cumpre um papel fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LAGES, J. A. C. DE UMA LAICIDADE DE INCOMPETÊNCIA A UMA LAICIDADE DE INTELIGÊNCIA: O CASO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p242. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 242-260, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

José Antonio Correia Lages, Escola do Legislativo

graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1978), graduação em Historia pela Organização Educacional Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1990), graduação em Pedagogia pela Faculdades São Luis de Jaboticabal-SP (1994) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca (1995). É bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Brasília em 2010. É atualmente doutorando em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), campus Rudge Ramos (São Bernardo do Campo).