O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
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Resumo
Neste artigo buscamos analisar a relação entre identidade religiosa e a escola, mais especificamente entre a identidade religiosa afro-brasileira no estado de Alagoas. Partimos de duas pesquisas para realizar nossas reflexões, uma envolvendo as crianças de candomblé no espaço escolar, que está sendo realizada em Maceió, capital de Alagoas, e outra acerca do ensino religioso no município de Messias, região metropolitana de Maceió. Acreditamos que ocorre um processo de invisibilização da identidade religiosa afro-brasileira no espaço escolar, e que só pode ser compreendido ao considerarmos o contexto histórico do candomblé, ou Xangô, no Brasil e em Alagoas. Estas questões apontam para o caráter monocultural da escola, ainda que devamos reconhecer as mudanças em cursos, apontadas principalmente pelo avanço do aparato legal em torno das questões étnico-raciais em educação.
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