VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manuel Alfonso Díaz Muñoz

Resumo

Na atualidade o problema da violência nas escolas coloca os valores éticos no centro da ação educativa. Temas como perdão, fraternidade, libertação, tolerância, respeito à vida ou solidariedade são comuns a todas as tradições religiosas. Neste contexto, a disciplina de Ensino Religioso, desde uma perspectiva realmente inter-religiosa e pluricultural, aparece como o espaço escolar privilegiado para educação nos valores, especialmente para a paz. No presente artigo, após uma apresentação do fenômeno da violência no ambiente escolar, destaca-se o papel das religiões na construção de um ethos comum para a humanidade e a importância da educação na concretização desse projeto ético. Finalmente é mostrada a viabilidade de uma educação para a paz nas escolas através de um programa de intervenção psicopedagógica implementado nas aulas de Ensino Religioso de quatro centros educativos, públicos e privados, da região metropolitana de Belo Horizonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MUÑOZ, M. A. D. VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 280-295, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Manuel Alfonso Díaz Muñoz, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Graduação em Ciências Eclesiásticas - Facultad Teológica Del Norte de España (1989), licenciatura em Psicologia - Universidad de Deusto (1987), doutorado (2011) e mestrado (2006) em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS)e mestrado em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco (2007). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos e educação para a paz. Sua tese, "Educar para paz: comportamentos pró-sociais" obteve Menção de Honra no Prêmio Capes de Teses 2012.