VIOLÊNCIA E ESCOLA: O DESAFIO ÉTICO DE EDUCAR PARA A PAZ - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p280
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na atualidade o problema da violência nas escolas coloca os valores éticos no centro da ação educativa. Temas como perdão, fraternidade, libertação, tolerância, respeito à vida ou solidariedade são comuns a todas as tradições religiosas. Neste contexto, a disciplina de Ensino Religioso, desde uma perspectiva realmente inter-religiosa e pluricultural, aparece como o espaço escolar privilegiado para educação nos valores, especialmente para a paz. No presente artigo, após uma apresentação do fenômeno da violência no ambiente escolar, destaca-se o papel das religiões na construção de um ethos comum para a humanidade e a importância da educação na concretização desse projeto ético. Finalmente é mostrada a viabilidade de uma educação para a paz nas escolas através de um programa de intervenção psicopedagógica implementado nas aulas de Ensino Religioso de quatro centros educativos, públicos e privados, da região metropolitana de Belo Horizonte.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).