A DOUTRINA DA EDUCAÇÃO DIVINA DO HOMEM NA BÍBLIA GREGA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p296

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Élcio Verçosa Filho

Resumo

O artigo busca recuperar um importante fundamento na constituição da teologia da história do cristianismo patrístico, a noção de educação providencial da humanidade, investigando as suas origens na tradução grega da Bíblia hebraica, a Septuaginta, que remonta ao judaísmo alexandrino do século II a.C. O objetivo é fornecer insumos para a história da noção de Providência divina em certa tradição de pensamento do cristianismo oriental, de Irineu de Lyon a Orígenes e além, propondo uma leitura talvez inédita, tanto no âmbito nacional quanto internacional, da sua elaboração como educação divina (Paideia) na Bíblia grega. Com esse fim, o ensaio oferece uma leitura em profundidade da tradução grega de determinadas passagens centrais do Deuteronômio que fazem referência à ação divina como processo educativo, passando a discutir em seguida as mesmas visões nos novos textos - depois canônicos - criados pelos judaizantes helenizados de Alexandria a partir do século III a.C., como a “Sabedoria de Salomão” e o “Eclesiástico de Ben Sirach”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VERÇOSA FILHO, ÉLCIO. A DOUTRINA DA EDUCAÇÃO DIVINA DO HOMEM NA BÍBLIA GREGA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p296. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 296-317, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Élcio Verçosa Filho, PUC SP

Graduação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (2000), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). No presente atua como docente de Filosofia e Ética no Departamento de Humanidades da FACOM/FAAP. Tem experiência na área de Teologia e Filosofia moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da religião, teologia mística, patrística, crítica filosófica da Religião, Filosofia Política, Filosofia Moderna e Filosofia da Religião. Trabalha também como roteirista, diretor de cinema e publicidade e tradutor de publicações especializadas em Filosofia Antiga e Religião.