A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318

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Remí Klein

Resumo

Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.

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Como Citar
KLEIN, R. A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318. INTERAÇÕES, v. 8, n. 14, p. 318-328, 20 dez. 2013.
Seção
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Remí Klein, Escola Superior de Teologia - EST

Possui curso de graduação em Letras Português-Inglês, especialização em Literatura Brasileira, mestrado em Teologia na Área de Concentração em Teologia Prática e doutorado em Teologia na Área de Concentração em Religião e Educação. É professor adjunto da Escola Superior de Teologia (FACULDADES EST), em cursos de extensão, graduação, especialização, mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, atuando nas áreas de Religião e Educação na América Latina, Ensino Religioso, Educação Cristã, Fundamentos da Educação, Formação Docente, Políticas Educacionais e Metodologia de Ensino. A partir de 2008 exerce a função de pró-reitor acadêmico e a partir de 2009 também a função de vice-reitor da Faculdades EST, sendo reeleito para a função de vice-reitor e nomeado para a função de pró-reitor de ensino e extensão para a gestão 2011-2014. É ministro ordenado (Educação Cristã) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. É coordenador adjunto do Mestrado Profissional da área de Filosofia/Teologia na CAPES.

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