A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BENINCÁ, Eli. O Ensino Religioso e a fenomenologia religiosa. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Org.). O Ensino Religioso e o Pastorado Escolar: novas perspectivas – princípios includentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 54-73.
BÍBLIA SAGRADA. Antigo e Novo Testamento. Tradução em português por João Ferreira de Almeida. Ed. rev. e atualizada no Brasil. Brasília, DF: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
CRUZ, Therezinha Motta Lima da. Vivências metodológicas do Ensino Religioso: a aventura de fazer perguntas. 2003. Trabalho apresentado ao III Fórum Estadual de Ensino Religioso, Porto Alegre, 2003.
FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 1995.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUGHES, Jeremie. Por que o céu não cai? E outras perguntas das crianças. São Leopoldo, RS: Ed. Sinodal, 1994.
KANITZ, Ildemar. Ensino Religioso: de fundamentos a desafios. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Orgs.). O Ensino Religioso e o pastorado escolar: novas perspectivas – princípios excludentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 136-138.
KLEIN, Remí. Histórias em jogo: rememorando e ressignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2004. 277p.
KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (Org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. v. 1.
SCLIAR, Moacyr. Perguntar não ofende. Aproxima. Zero Hora, Porto Alegre, 25 mar. 2000. Caderno Vida, p. 2.
WATTERSON, Bill. Calvin and Mobbes. [S. l.: s. n.], [s. d.].
ZIRALDO. Menina Nina: duas razões para não chorar. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.