APONTAMENTOS PRELIMINARES PARA O ESTUDO DA PRESENÇA DO ENSINO RELIGIOSO NA WEB - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p329
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Grupo de Pesquisa Educação e Religião em parceria com a Universidade La Salle de Bogotá (Colômbia) realiza uma pesquisa qualitativa documental no campo da diversidade cultural e educação escolar sobre o Brasil e Colômbia e suas implicações na atuação de professores. Neste processo iniciado em 2012 o grupo brasileiro está realizando suas pesquisas da atuação dos professores nas Redes Sociais objetivando compreender como este componente curricular está sendo difundido nestes instrumentos de repercussão na Web, assim como estas informações estão interferindo na formação dos professores desta disciplina. É uma pesquisa qualitativa, documental organizado a partir do material identificado na Internet. Neste artigo a equipe apresenta a primeira etapa do trabalho desenvolvido que é a identificação e organização das fontes, assim como apresenta os critérios para posterior análise. Por ser um trabalho em uma área ainda pouco explorada optou-se por tornar público os primeiros resultados visando à discussão dos pesquisadores da área.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. MEC: 1996. Disponìvel em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 12 de nov 2013.
BRASIL. Lei nº 9475, de 22 de julho de 1997: nova redação ao artigo 33 da Lei nº 9394/96. In: Diário Oficial da União, de 23 de julho de 1997, seção I. Disponível em:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 de abr 2013.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CBE n. 07/10. Distrito Federal: CNE, 2010.
DELORS, J [et al.]. (1998) Educação - um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF.: MEC: UNESCO.
FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Caderno Temático 01. Curitiba: FONAPER, 2001.
FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. 8 ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2006.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Mafagafos e Mafagafinhos: Identificar, propor e ousar um Ensino Religioso e uma proposta escolar. Revista Diálogo Educacional – V.3 – n.6 – p. 107 -132 – maio/agosto, 2002.
KALINKE, M. A. Internet na educação. Curitiba: Chain, 2003.
Portal – Significados. Com.br. Significado de Website. Disponível em: http://www.significados.com.br/website/. Acesso em 13 nov 2013.
RECUERO, Raquel. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: Uma proposta de estudo. Ecompos, Internet, v. 4, n. Dez 2005, 2005.
TAJRA, S. F. Informática na educação: o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2001.
TOMAEL, Maria Inês, ALCARA, Adriana Rosecler e DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, maio/ago. 2005, vol.34, n. 2, p. 93-104.