CENTRALIDADE DA EXPERIÊNCIA E DA RELAÇÃO SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DO ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NA REALIDADE BRASILEIRA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p362
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Atualmente a convivência inter-religiosa é desafio central e urgente. Objetivamos nesse artigo discutir a importância da experiência (a partir de Giussani e da Fenomenologia) e da relação social (por meio da Abordagem Relacional) para compreender a constituição do encontro inter-religioso na realidade brasileira. As análises indicam que a experiência (juízo pessoal diante do vivido) é fator fundamental para compreender o encontro inter-religioso em sua unidade e diversidade. Enquanto experiência, o encontro inter-religioso é acontecimento que provoca os sujeitos envolvidos a elaborarem a própria posição diante da alteridade a partir do reconhecimento de um centro aberto e compartilhado. A cultura brasileira oferece um contexto facilitador de experiências de encontro inter-religioso baseadas no reconhecimento mútuo e na vivência profunda da própria religiosidade na relação com a alteridade. A compreensão do encontro inter-religioso enquanto relação social implica considerar os fatores intencionais e estruturais desse fenômeno. Trata-se de realidade emergente que forma os sujeitos envolvidos, e emerge como bem relacional que possibilita o reconhecimento da diferença e de um horizonte humano recíproco. A possibilidade da convivência salutar está mais em se dispor à provocação do encontro inter-religioso em sua complexidade característica do que em propor modelos abstratos para resolver os dramas da diferença. PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Relação social. Encontro inter-religioso.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).