Números primos e dízimas – uma aproximação entre a Teoria dos Números e a escola básica (1)

  • Rubens Vilhena Fonseca Universidade do Estado do Pará
  • Andreza Thalia Menezes Monteiro Universidade do Estado do Pará
  • Richard Campos Vilhena Fonseca Universidade Católica Paulista/ Universidade Federal do Pará
  • Lidhyanne Cristina Silva Lima Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente artigo é o primeiro de dois artigos que apresentam conexões entre a Matemática da Escola Básica e os conteúdos de Teoria dos Números e Álgebra Abstrata. Neste, a ênfase será em tópicos da Teoria dos Números que fundamentam o principal resultado neste artigo, isto é, para um número primo , a expansão decimal de é puramente periódica, os comprimentos dos períodos são sempre pares e, se quebrarmos os dígitos da parte periódica em duas partes e adicionarmos, temos um número para o qual todos os dígitos são iguais a 9.  Apresentamos uma prova, em nível elementar, desse resultado conhecido como Teorema de Midy. Os conteúdos da Teoria dos Números que fundamentam os resultados são apresentados tendo sempre em mente os professores da Escola Básica. O texto está estruturado segundo as quatro categorias, propostas por Schoenfeld, de conhecimento/ habilidades necessárias diante de problemas matemáticos.

 

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Biografia do Autor

Rubens Vilhena Fonseca, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará

Andreza Thalia Menezes Monteiro, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará

Richard Campos Vilhena Fonseca, Universidade Católica Paulista/ Universidade Federal do Pará

Universidade Católica Paulista/ Universidade Federal do Pará

Lidhyanne Cristina Silva Lima, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará

Publicado
21-07-2022
Seção
Artigos