O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Apresentação

Os textos devem ter no mínimo 16 e no máximo 20 páginas (DOCENTE) e no mínimo 12 e no máximo 16 páginas (DISCENTE) compostas por 25 linhas de 75 toques com entrelinha 1,5. O artigo deve ser digitado no editor de textos Word for Windows versão mais recente, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado.

Após a entrega para avaliação, não serão aceitas novas correções no texto por parte do autor.

 

Sequência da apresentação

a) título do trabalho;

b) nome do(s) autor(es), seguido de asterisco, remetendo à nota de rodapé em que constem titulação, função e instituição a que se vincula(m), além de dados para contato: telefone, endereço e e-mail;

c) resumo e palavras-chave;

d) abstract e keywords;

e) texto em conformidade com o item 1;

f) relação das referências bibliográficas utilizadas.

g) Referências bibliográficas

PADRÃO PUC MINAS DE NORMALIZAÇÃO: normas da ABNT para apresentação de artigos em periódicos científicos

O ARTIGO CIENTÍFICO

Os artigos científicos podem ser:
        Originais – que apresentam novas ideias e opiniões acerca de questões atuais;
        Revisão – que reúne as principais ideias e fatos de determinado assunto publicado e estabelece relações entre eles;
        Relatos de casos, experiências ou pesquisas – apresentam os dados coletados, seu desenvolvimento e a avaliação dos resultados;
        Resenhas – apresentam um resumo crítico de uma obra, destacando as principais ideias do autor.

A maioria dos editores possui normas próprias de apresentação de artigos. Muitas vezes adotam regras de acordo com as tendências da área de atuação ou de acordo com o país de publicação. Antes de enviar o artigo, o autor deve consultar as normas para publicação, impressas normalmente no final do periódico.

Alguns critérios para publicação de artigos são encontrados na maioria dos periódicos, quais sejam:

Artigos inéditos – A maioria dos editores exigem que os artigos sejam inéditos, não publicados em nenhum meio (impresso, eletrônico ou internet). Alguns exigem também que os artigos não sejam submetidos simultaneamente para avaliação em outros periódicos;

Responsabilidade do autor – As afirmações e opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores. Alguns editores, principalmente na área biomédica, exigem que o artigo seja submetido a uma comissão de ética antes de ser publicado, uma vez que, na maioria das vezes, envolvem seres humanos (prontuários clínicos, resultados de exames, órgãos e tecidos humanos). Outros, exigem a assinatura de uma declaração de responsabilidade, certificando que o artigo é um trabalho original;

Idiomas – Alguns editores exigem que o texto seja redigido em mais de um idioma;

Citações e referências – A maioria dos editores nacionais adota as normas da ABNT para citações e referências bibliográficas. Outros já utilizam normas específicas da área: Área biomédica - Vancouver (Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas); Área de Psicologia - APA (American Psychological Association); Área de exatas - ISO (International Standard Organization);

Direitos autorais – A maioria dos editores passa a ter direito autoral sobre o artigo por ele publicado. Usualmente, o autor assina um termo transferindo para a editora seus direitos, ou esta questão já está prevista no regulamento para publicação.

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
        Título e subtítulo
        Autoria
        Resumo
        Palavras-chave
        Corpo do texto
        Resumo em língua estrangeira
        Palavras-chave em língua estrangeira
        Referências
        Apêndice
        Anexo

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

A diagramação do artigo é, normalmente, definida pelo editor do periódico.

Normalmente, os editores possuem padrões próprios para apresentação dos originais, mas a maioria exige a formatação abaixo:

Os trabalhos devem ser digitados em papel formato A-4 (210 x 297 mm);
        Devem ser digitados em fonte tamanho 12 para texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé;
        Programa – a maioria exige que o artigo seja entregue uma versão impressa e uma versão em disquete ou CD-Rom, utilizando o programa Microsoft Word;
        Tipos de letra - Arial e Times New Roman;
        Espaçamento - os textos deverão ser digitados em espaço 1,5 entre linhas;
        Ilustrações – devem ser enviadas separadamente em formato digital, incluindo títulos, legendas e fontes e sua indicação onde elas devem aparecer no texto.

Ilustrações
        As ilustrações compreendem desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, retratos e outros.
        Devem ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Menciona-se a ilustração dentro do texto na forma cursiva ou abreviada entre parênteses.
        As legendas devem aparecer na parte inferior, seguida de seu número em algarismos arábicos, título e fonte, digitados em fonte tamanho 10.

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS

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